domingo, 20 de novembro de 2016

Portões são fechados e começa 1ª fase do vestibular 2017 da Unicamp


Neste domingo, 73,4 mil candidatos fazem prova em 30 cidades do país.
Houve correria de alguns vestibulandos que chegaram em cima da hora.


Portões são fechados para início da 1ª fase do vestibular da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)Portões são fechados para início da 1ª fase do vestibular da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)
Os portões de acesso para os candidatos querealizam neste domingo (20) a prova da 1ª fase do vestibular 2017 da Unicamp foram fechados às 13h03 no maior local de prova do processo seletivo, o campus Swift da Universidade Paulista (Unip), em Campinas (SP).
Minutos antes do acesso ser bloqueado, houve correria de alguns poucos alunos que chegaram em cima da hora para realizar o exame. Quase 6 mil estudantes deverão fazer a prova só neste campus da Unip. A avaliação se estenderá até as 18h.

  •  
Correria no momento em que os portões fram fechados para a prova da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)Correria no momento em que os portões fram fechados para a prova da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)
Entrada
A abertura dos portões, que estava prevista para as 12h30 foi adiantada em meia hora para evitar tumulto e garantir maior tranquilidade para os candidatos localizarem suas salas de prova no local. Segundo fiscais, justamente, por conta do número grande de candidatos.

Os estudantes foram recepcionados pelas equipes de cursinhos e colégios da região.
Os estudantes começaram a chegar por volta de 11h e, desde a abertura, houve grande fluxo de gente acessando as salas, mas sem tumulto. O trânsito ficou lento nas imediações da universidade no bairro Swift.
Na tentativa de descontrair um pouco a chegada, houve até recepção com bateria. Um grupo de percussionistas da Faculdade de Medicina da Unicamp permaneceu no local durante a entrada dos estudantes para incentivar os candidatos a futuros calouros.
Estudantes são recepcionados com bateria no vestibual da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)Estudantes são recepcionados com bateria no vestibual da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)

À flor da pele
Os estudantes demonstraram bastante ansiedade na chegada ao local de prova. "Nossa! Estou muito nervosa! Mas eu me preparei bem, fiz cursinho durante o ano, e estou confiante", disse a jovem de 18 anos Agda Raiane Tibúrcio da Silva, que tenta uma vaga em um dos cursos mais concorridos da universidade estadual: Medicina.
Agda foi acompanhada da amiga Gabriele Cristine Santos da Silva. Ambas viajaram de Itu para fazer a prova em Campinas. Ao contrário da colega de classe, Gabriele vai tentar o curso de Arquitetura e Urbanismo. "É o meu sonho fazer faculdade aqui na Unicamp", afirmou.
Agda Raiane Tibúrcio da Silva, 18 anos, e Gabriele Cristine Santos da Silva, 18 anos, viajaram de Itu para fazer a prova da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)Agda e Gabriele viajaram de Itu para fazer a prova da Unicamp (Foto: Arlete Moraes / G1)
O vestibular
A Unicamp aplica neste domingo a primeira fase do vestibular 2017 para 73.487 candidatos inscritos que disputam 3.330 vagas em 70 cursos de graduação. O exame é realizado simultaneamente em  29 cidades paulistas (Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré) e no Distrito Federal (DF).
A universidade de Campinas tem como novidade este ano na primeira fase a quantidade de questões interdisciplinares, que passaram de quatro, no ano passado, para 12 questões este ano. O exame 2017 é composto por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma: 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além das 12 questões interdisciplinares. Cada questão tem quatro alternativas.
Estudantes durante a prova da primeira fase da Unicamp em Campinas (Foto: Luciano Calafiori / G1)Estudantes durante a prova da primeira fase da Unicamp em Campinas (Foto: Luciano Calafiori / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog