ATIVIDADES PARA QUEM ENSINA




Aulas de Geografia

Aulas de Geografia em Slides. Aulas de Geografia em power point. Aulas de Geografia em ppt. Aulas de Geografia em pps. 

Se você tem alguma aula, exercício, atividade, texto ou alguma sugestão e quer compartilhar com o mundo envie para o email suburbanodigital@yahoo.com.br

A Geografia e a compreensão do mundo - A Paisagem, o Espaço e o lugar. O trabalho e a transformação do Espaço Geográfico. Orientação no espaço geográfico. Localização do espaço geográfico. Colégio Dom Bosco. 6º ano do Ensino Fundamental.

As terras emersas e a água no globo terrestre -  Massas terrestres. Os continentes. América. Europa. África. Ásia. Oceania. Antártida. As ilhas e os arquipélagos. Os oceanos e mares. Água nos continentes. Colégio Dom Bosco.6º ano do Ensino Fundamental.

América Latina - Conflitos Atuais  - Aula de Geografia em Power Point - Principais conflitos na América Latina.

Blocos Econômicos Supranacionais Aula de Geografia em Power Point- Lógica; Origem; distribuição, tipos de blocos e disputa geopolítica na América.

Biomas Brasileiros -  Aula de Geografia em Power Point - Pampa; pantanal; caatinga; mata atlântica e amazônia.

Brasil:  a questão urbana e o espaço rural - A questão urbana. A origem da urbanização brasileira. Problemas urbanos brasileiros. A rede urbana no Brasil. O Espaço Rural. A ocupação da terra pela agropecuária. Estrutura fundiária. Reforma agrária. Dificuldades para a reforma agrária. Relações de trabalho no espaço rural. Agricultura e pecuária. Principais culturas brasileiras. Pecuária.  Ensino Médio. Abril Educação

Brasil: indústria, energia, transportes e telecomunicações - Indústria e produção do espaço geográfico. Energia, transportes e telecomunicações. Ensino Médio. Abril Educação.

Campo e cidade: diferentes modos de vida - Aula de Geografia em Power Point. O lugar onde vivemos. A classificação dos espaços: cidade e campo. O espaço urbano e a cidade. As desigualdades nas paisagens das cidades. As desvantagens das grandes cidades. A vida do campo e o ambiente rural. A relação entre campo e cidade. Agroindústria, a integração entre a cidade e o campo. Ensino Médio. Abril Educação.

Campo e Cidade - Brasil: campo e cidade. Urbanização e industrialização do Brasil. População urbana no Brasil e no mundo. Urbanização e industrialização brasileiras. Características da Industrialização Brasileira. Concentração e desconcentração industrial. Rede urbana, problemas sociais e ambientais. Problemas sociais na cidade. Problemas ambientais na cidade. O uso da terra no meio rural brasileiro. Modernização do campo e uso da Terra. Agronegócio. Agricultura de subsistência. Pecuária. Concentração de terra e conflito no campo. Colégio Dom Bosco. 6º ano do Ensino Fundamental.

Cartografia: a linguagem dos mapas Aula de Geografia em Power Point -O mundo na ponta do lápis. Projeções cartográficas. Coordenadas Geográficas. Pré-Vestibular

Clima e relevo mundiais - Tempo e Clima. Latitude. Altitude. Massas de ar. Continentalidade/maritimidade. Correntes marítimas. Relevo. Vegetação. Fatores que interferem no clima. Noções de tectônica de placas. As principais formas de relevo da Terra. Colégio Ser.

Clima e Vegetação do Brasil.  Os climas do Brasil. Os tipos de clima que ocorrem no Brasil. O clima na vida das pessoas. A vegetação e as paisagens brasileiras. As transformações da vegetação e das paisagens brasileiras. 6º ano do Ensino Fundamental. 6º ano do Ensino Fundamental. Colégio Ari de Sá Cavalcante 

Colonização e Regionalização do Continente Americano -  o continente americano; a América no mundo; a regionalização da America. 

Continentes e paisagens naturais - Aula de Geografia em Power Point. Os continentes e as ilhas. Massas continentais. Deriva dos continentes. Placas tectônicas. O velho do mundo. Paisagens naturais. Áreas temperadas e tropicais. Polos, desertos e montanhas.  Ensino Médio. Abril Educação

Complexo regional centro-sul - Aspectos naturais. Diferentes regiões. Atividades Econômicas. Colégio Santa Cecília. 

Dinâmica da Crosta Terrestre - Aula de Geografia em Power Point - A origem da Terra;  a deriva continental, tectônica de placas, tipos de rocha, relevo e tipos de relevos. Pré-vestibular.

Divisões do Território: rua, bairro, município, estado, país e continente Aula de Geografia em Power Point. Os lugares que formam o mundo. A rua onde moramos. O bairro. O município. Divisões do município: cidade e campo. Estado: concentração de vários municípios. A formação do país. Os continentes.  Ensino Médio. Abril Educação

Espaço rural e espaço urbano -  Paisagens rurais e urbanas. Paisagem rural. Paisagem urbana. Problemas ambientais no campo. Degradação do solo. Erosão e desmatamento. Erosão e queimada. Erosão e forma de plantio. Uso de fertilizantes e agrotóxicos. Impactos da Irrigação. Problemas urbanos no Brasil. Moradia. Transporte. Lixo. Água e Esgoto. Ilhas de Calor. Colégio Dom Bosco.

Extrativismo e Agropecuária - Atividades econômicas e recursos naturais. Trabalho humano e exploração dos recursos naturais. Recursos naturais permanentes. Recursos naturais renováveis. Setor Primário. Setor Secundário. Setor Terciário. Agropecuária. Extrativismo. Colégio Dom Bosco.  6º ano do ensino Fundamental.


Nova Ordem Mundial - Aula de Geografia em Power Point - A nova ordem mundial; ordem ou desordem; a velha ordem mundial; neoliberalismo; globalização; mundialização do capitalismo, a anti-globalização; blocos econômicos supranacionais.

O Espaço Geográfico e a Industrialização   - Produção do Espaço Geográfico. Diferenças no espaço geográfico. Diferenças provocadas pelas desigualdades sociais. A industrialização. A urbanização e a mecanização do campo. Surgimento do Estado Nação. Ensino Médio. Abril Educação.

O espaço mundial: diferenças econômicas e sociais Aula de Geografia em Power Point. A divisão do mundo em continentes e oceanos. A divisão dos continentes em países capitalistas e socialistas. Países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A população mundial e a qualidade de vida. Brasil: um país de desigualdades. Ensino Médio. Abril Educação.

Os meios de comunicação: tipos, importância e evolução - Aula de Geografia em Power Point. A necessidade da comunicação. A importância dos meios de comunicação. Os diferentes meios de comunicação. A transformação dos meios de comunicação.  Ensino Médio. Abril Educação

Paisagem, o espaço e o lugar Aula de Geografia em Power Point -Geografia: conceito e importância; a paisagem e seus elementos; paisagem natural; paisagem transformada; lugar e espaço geográfico.

Panorama Urbano Aula de Geografia em Power Point. Comunicações, comércios e transportes. A explosão urbana. O trabalho humano e sua importância. As atividades econômicas. Comércio: uma antiga atividade econômica. As redes de transportes do Brasil. O setor de comunicações. A revolução digital. Ensino Médio. Abril Educação. 

Planeta Terra - Apresenta o Planeta Terra. Zonas Térmicas. Os movimentos da Terra. Estações do ano. Fusos horários. A origem da Terra. O tempo geológico. As eras geológicas. A Terra em Movimento. A deriva continental. Tectônica de Terras. Os vulcões. Os terremotos. Colégio Dom Bosco.6º ano do Ensino Fundamental.


Projeções Cartográficas: a arte na construção de mapas - Aula de Geografia em Power Point. Tipos de projeções cartográficas.

Relevo e Hidrografia - O processo de formação e transformação do relevo. As principais formas de relevo terrestre. O relevo brasileiro. Classificação dos relevos. As bacias hidrográficas do Brasil. Colégio Dom Bosco. 6º ano do Ensino Fundamental.

Recursos Renováveis e  Não Renováveis -  Aula de Geografia em Power Point. Um mundo de invenções. Aspectos positivos e negativos. Poluição do ar. Consequências da poluição. Recursos não renováveis. Recursos renováveis. Atitudes cidadãs. Ensino Médio. Abril Educação

Regionalização do Espaço brasileiro  Aula de Geografia em Power Point -O contexto histórico e a chamada Geografia Quantitativa. Pedro Pinchas Geiger. Pressupostos da proposta do professor Pedro Pinchas Geiger. Fundamentos. Região Centro-Sul. Região Nordeste. Amazônia. O IBGE e a divisão oficial do Brasil. Divisões Regionais do Brasil segundo o IBGE. O IBGE e a atual divisão regional do Brasil. Propostas alternativas à divisão oficial. Ensino Médio.
Profª. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz - Departamento de Geografia - FFLCH - USP. 

Regionalização do Espaço Geográfico Brasileiro - Aula de Geografia em Power Point - Regiões do IBGE e regiões geoeconômicas ou complexos regionais.

Regionalizações do Brasil - Aula de Geografia em Power Point - A regionalização do território brasileiro; as macrorregiões do Brasil; os complexos regionais.

Região Centro-Oeste (Brasil) - Aula de Geografia em Power Point - Relevo, chapadões, clima, vegetação, meio ambiente, demografia, urbanização, economia e principais áreas industriais.

Região Norte -  Apresentação e aspectos físicos. Região Norte e Amazônia. Vegetação. Hidrografia. Clima. Relevo. Exploração e ocupação da região norte. Integração da Amazônia. Extrativismo mineral.Expansão urbana. Comunidades tradicionais e indígenas. Ocupação e devastação da Amazônia Legal. Desenvolvimento sustentável. Reservas extrativistas.  Colégio Dom Bosco. 7º ano do ensino Fundamental.

Região Nordeste -Aspectos físicos. Sub-regiões nordestinas. Zona da Mata. Agreste. Sertão. Meio Norte. Polígono das Secas. A indústria da seca. Transposição do Rio São Francisco. Ocupação e organização do espaço geográfico. Espaço colonial. Espaço geográfico atual. Atividades econômicas. Colégio Dom Bosco. 7º ano do ensino Fundamental.

Região Sul -  Aspectos físicos. Clima. Vegetação. Relevo e Hidrografia. Expansão e Ocupação. Caminho dos Tropeiros. Imigração. População. Indicadores sociais. Economia. Pecuária. Agricultura. Extrativismo. Industrialização. Atividades Terciárias. Colégio Dom Bosco. 7º ano do ensino Fundamental.

Região Sudeste. Aspectos físicos. Vegetação original e devastação. Clima. relevo. Hidrografia. Ocupação do Sudeste. Cafeicultura e organização do espaço. Ferrovias. Prioridade às rodovias. Concentração Econômica. Desconcentração industrial. Concentração populacional. Atividades Industriais. Espaço Agrário. Colégio Dom Bosco.  7º ano do ensino Fundamental.

Região Sudeste-  Aula de Geografia em Power Point - aspectos físicos; clima, relevo, hidrografia; ocupação do sudeste; desconcentração industrial; espaço agrário  e atividades industriais.

Tigres Asiáticos - Aula de Geografia em Power Point - Novos países industrializados; sudeste asiático; países subdesenvolvidos industrializados e plataformas de exportação.

Urbanização Brasileira - Aula de Geografia em Power Point - População rural, população urbana, atividades desenvolvidas no campo e na cidade, êxodo rural e urbanização, urbanização e metropolização; regiões metropolitanas, conurbação e rede urbana.




Planos de Aulas

Planos de Aulas de Geografia para você: professor(a). É mais um instrumento para auxiliá-lo em sala de aula.

Energia -  Esta sequência de aulas destina-se a trabalhar com a temática da energia. Nela, vamos refletir sobre o que é energia, como e para que é consumida, o processo histórico que levou ao aumento da sua necessidade, a classificação das principais fontes de energia e a matriz energética mundial. 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

Geografia do turismo - tema proposto para este Plano é o do turismo. O objetivo é compreender como essa atividade econômica faz parte e impacta a realidade geográfica, colaborando para a transformação de diversos lugares8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

Sustentabilidade passo a passo - O tema proposto para este plano de aula é o da sustentabilidade. Trata-se de discussão ampla e abrangente presente na atualidade, mas ainda desprovida de consensos. Por isso, esta proposta prioriza o trabalho com os fundamentos do debate sobre sustentabilidade e o movimento progressivo das ideias sobre o assunto. 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

Em construção...


Planos de aula de Geografia para Ensino Fundamental I - 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano

Professor(a),
No endereço eletrônico da Editora Positivo você encontra diversos planos de aulas de Geografia(todos online) para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Neste post estão disponíveis os links para esses planos de aula. É só seguir.
img
Geografia - Ensino Fundamental
Apoio ao Professor - Geografia - Ensino Fundamental I -  1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano

Novidade! Confira: Planos de aula de Geografia para Ensino Fundamental II - 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano

A ação do homem que prejudica a natureza e as suas consequências
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meio ambiente
Ano de ensino: 3º ano do Ensino Fundamental I
Tema: A ação do homem que prejudica a natureza e as suas consequências.

Esquerda e direita
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Noções de lateralidade
Ano de ensino: 1º ano 
do Ensino Fundamental I  
Tema: Esquerda e direita 

Elementos naturais e culturais 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meio ambiente
Ano de ensino: 3º ano do Ensino Fundamental I
Tema: Elementos naturais e culturais

Distribuição da população pelo território brasileiro
Disciplina: Geografia
Conteúdo:  Espaço
Ano de ensino: 5º ano do Ensino Fundamental I
Tema: Distribuição da população pelo território brasileiro.

Conhecendo diferentes paisagens
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Paisagem rural e paisagem urbana
Ano de ensino: 3º ano do Ensino Fundamental I
Tema: Conhecendo diferentes paisagens.

As consequências da ação do homem para a natureza
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meio ambiente
Ano de ensino: 1º ano
Tema: As consequências da ação do homem para a natureza

A vegetação brasileira...
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Vegetação
Ano de ensino: 5º ano do Ensino Fundamental I
Tema: A vegetação brasileira...

A minha geografia 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meu corpo...
Ano de ensino: 2º ano 
do Ensino Fundamental I 
Tema: A minha geografia!

Separação do lixo 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meio ambiente
Ano de ensino: 1º ano 
do Ensino Fundamental I
  Tema: Separação do lixo

Respeito ao ambiente em que vivemos 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meio ambiente
Ano de ensino: 2º ano 
do Ensino Fundamental I  
Tema: Respeito ao ambiente em que vivemos.

Representando e localizando diferentes espaços 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Localização espacial
Ano de ensino: 3º ano
 do Ensino Fundamental I 
Tema: Representando e localizando diferentes espaços. 


Representação da minha escola, por meio de maquete 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Maquete da escola
Ano de ensino: 2º ano do Ensino Fundamental I 
Tema: Representação da minha escola, por meio de maquete.

Quem não se comunica... 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Comunicações e tecnologia
Ano de ensino: 4º ano
 do Ensino Fundamental I  
Tema: Quem não se comunica... 

Os meios de transporte...
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meios de transporte do nosso Estado
Ano de ensino: 4º ano 
do Ensino Fundamental I  
Tema: Os meios de transporte... 

Paisagens 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Meio ambiente
Ano de ensino: 1º ano  
do Ensino Fundamental I  
Tema: Paisagens 

Gráficos 
 Disciplina: Geografia
Conteúdo: Espaço
Ano de ensino: 5º ano do Ensino Fundamental I 
Tema: Gráficos

Minha escola é show! 
 Disciplina: Geografia
Conteúdo: Espaços da minha escola
Ano de ensino: 2º ano do Ensino Fundamental I 
Tema: Minha escola é show!

Minha sala de aula, um lugar de vivências... 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Mapeamento da minha sala
Ano de ensino: 2º ano
 do Ensino Fundamental I  
Tema: Minha sala de aula, um lugar de vivências... 

O bairro em que vivemos!  
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Espaço urbano
Ano de ensino: 3º ano 
do Ensino Fundamental I  
Tema: O bairro em que vivemos! 

O clima no Estado em que moro 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Clima
Ano de ensino: 5º ano
 do Ensino Fundamental I 
Tema: O clima no Estado em que moro. 

Onde eu moro é... 
 Disciplina: Geografia
Conteúdo: Paisagens rurais e urbanas
Ano de ensino: 4º ano do Ensino Fundamental I 
Tema: Onde eu moro é...

Onde vivemos e orientações espaciais 
 Disciplina: Geografia
Conteúdo: Localização espacial
Ano de ensino: 1º ano do Ensino Fundamental I 
Tema: Onde vivemos e orientações espaciais.

Organização política no meu município 
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Política no meu município
Ano de ensino: 4º ano do Ensino Fundamental I 
Tema: Organização política no meu município

Mapas


Matérias / Posts do Blog de Geografia
  1. Meu 1º Atlas: Loja do IBGE oferece download grátis do livro Meu 1º Atlas
  2. Atlas geográfico escolar - Ensino Fundamental - do 6º a 9º ano : Loja do IBGE oferece download grátis do Atlas geográfico escolar - Ensino Fundamental - do 6º a 9º ano
  3. Atlas geográfico escolar - 6ª edição: Biblioteca Digital do IBGE oferece download grátis do Atlas geográfico escolar - 6ª edição
  4. Atlas Nacional do Brasil Milton SantosLoja do IBGE oferece download grátis do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos
  5. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras - Sertões Brasileiros I: Loja do IBGE oferece download grátis do Atlas das representações literárias de regiões brasileiras - Sertões Brasileiros I
  6. Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil: Loja do IBGE oferece download grátis do Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil
  7.  A História dos Mapas: Sugestões de Atividades - Geografia e Português - A História dos Mapas
  8.  CIA disponibiliza mapas de 75 países em domínio público: A CIA disponibiliza mapas de 75 países em domínio público.
  9. O Barão do Rio Branco e o mapa do Brasil: Foi graças a habilidade diplomática do Barão que o mapa do Brasil tem a conformação que hojeconhecemos.
Sites: 
Atlas Geográfico Escolar:  com informações comparativas entre os países domundo. Já no subsite 
Países@ :  mapa de cada um dos países reconhecidos pela ONU e informações estatísticas a eles relativas, o que pode ajudar o aluno a aprofundar seus conhecimentos.

Em construção...

Vídeos

Matérias / posts interessantes sobre vídeos de Geografia
Para assistir online
  1. Super Aulas Enem: 9 vídeos para você estudar Geografia no YouTube
  2. Telecurso Ensino Médio: 40 vídeos para você estudar Geografia no Youtube
  3. Telecurso Ensino Fundamental: 50 vídeos para você estudar Geografia no Youtube
  4. Os conceitos básicos da GeografiaO professor da USP, José William Vesentini esclarece os principais conceitos da ciência geográfica: Espaço, Território, Região, Paisagem e Lugar.
  5. A Nova Ordem MundialExiste uma certa ordem internacional na medida em que há uma hierarquia de Estados....
  6. Mafalda – O Filme (1982)
  7. Confira o vídeo produzido pelo Senado Federal sobre o Estatuto da Cidade
  8. Documentários, reportagens e interprogramas : mais de 280 produções originais da TV Câmara disponíveis para download gratuito
  9. Sobre o Enem e a Imigração  - República Imigrante do Brasil: webdocumentário traça um panorama da imigração no país
  10. Entenda o que é obsolescência programada: Para garantir mais lucro, as empresa criam produtos de bens duráveis com "prazo de validade" estipulado.
  11. GlobalizaçãoEconomia, cultura, moda, música. Estamos todos conectados? Quais são os benefícios e as contradições da globalização? A internet é o único ambiente da globalização?
  12. Vidas Sem Lar: Documentário mostra drama da falta de moradia.
  13. Fordlândia - a Ford no meio da Amazônia: Existia uma cidade na Amazônia, especificamente no estado do Pará, chamada Fordlândia, que foi construída por interesse de  Henry Ford...
  14. A Turma da Mônica e os três “R”s: reduzir, reutilizar e reciclar: Especial ecológico da Turma da Mônica "Um plano para salvar o planeta"
  15. Relevo e Ocupação Humana: Existe uma relação entre ocupação humana e relevo?
  16. Chico Bento - na roça é diferente: A rotina da vida no campo em desenho animado; Chico Bento: na roça é diferente
  17. Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água: Animação brasileira fala sobre a seca no Nordeste: Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água.
  18. De onde vem e para onde vai o petróleo? Animação do Akatu Mirim explica o ciclo do petróleo para crianças
  19. De onde vem o dia e a noite? Nesse desenho animado, Kika vai mostrar o que acontece para que ocorra a noite e o dia.
  20. Como funciona uma usina hidrelétrica? Animação da Eletrobrás explica o funcionamento de usina hidrelétrica, qual o princípio de produção, como a energia é transformada e todos os detalhes
  21. O Ciclo da Água: Desenho animado mostrando os caminhos da água até chegar na casa das pessoas, estações de tratamento de água e esgoto.
  22. A chuva ácida, em desenho animado: De forma simples e didática é apresentada aos alunos o conceito de chuva ácida.
Vídeos de Geografia para Download
Das salas de aula para a web. Agora você tem a oportunidade de assistir a diversos vídeos geográficos, valendo-se das facilidades da Internet. Clique nos links abaixo e salve os vídeos no seu computador.
  1. África - As origens da fome, da escassez de alguns recursos e dos diversos conflitos no continente africano, possuem diversas motivações. Plantão Enem.
    Conheça um pouco mais sobre as origens destas questões que afetam o continente africano.
  2.  Água: utilização e problemas - A utilização da água pelo homem A água é um dos recursos naturais menos finitos do mundo. Saiba informações importantes sobre a utilização da água, sua escassez no Brasil e no mundo e os problemas decorrentes da sua privatização. Plantão Enem.
  3. Agronegócio brasileiro - O Brasil é hoje uma potência mundial do agronegócio. Existe equilíbrio entre o desenvolvimento promovido pelas altas tecnologias e os desequilíbrios ambientais que o setor ocasiona? Entenda um pouco sobre o novo meio rural que se forma no país.Plantão Enem.
  4. A história da Cartografia Animação produzida a partir de uma parceria entre os setores de mídia impressa e web e do multimeios, ambos da Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Nesta animação são mostradas as fases de desenvolvimento da cartografia, desde os primeiros mapas em argila, até a Carta Internacional ao Milionésimo - 1909. Portal Dia a Dia Educação. 
  5. Aquecimento global - Vídeo sobre o aquecimento global, o qual compara o homem e o urso polar, ambos perdendo seu habitat. No caso do homem, é devido a uma casa que gradativamente vai "encolhendo", e no caso do urso polar, o derretimento das calotas polares no Ártico.
  6. A origem da Bússola  - A animação conta a história da bússola, a orientação e a localização no desenho tem como referência o Hemisfério Norte. Por isso ao trabalhar com esse vídeo temos que trazer as informações para o Hemisfério Sul. Como por exemplo na navegação noturna, no Hemisfério Sul utilizamos como referência o Cruzeiro do Sul.Portal Dia a Dia Educação.
  7. Camada de ozônio - Animação que tem como protagonistas o Ozzy Ozone e Alberta “O Albatroz” que partem em viagem para descobrir o que está atacando a camada de ozônio, constatando que as crianças podem desempenhar um papel ativo e importante na proteção da camada de ozônio.  Portal Dia a Dia Educação.
  8. Chuva ácida - Desenho animado sobre a chuva ácida e os danos que ela causa ao homem e ao meio ambiente. Portal Dia a Dia Educação.
  9. Correntes Geográficas - Vídeo Animado com explicação do que são Coordenadas Geográficas, latitudes, longitudes, paralelos e meridianos. Portal Dia a Dia Educação.
  10. Corrida espacial: chegada do homem à Lua - O trecho relata a chegada do homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969, uma das datas mais importantes da história mundial, representando um salto gigantesco para a humanidade. Portal Dia a Dia Educação.
  11. Domínio Morfoclimático - O Brasil possui diversos Domínios Morfoclimáticos: caatinga, amazonas, cerrado, entre outros. A alteração dos Domínios Morfoclimáticos devido à forma de ocupação e a exploração comercial/industrial, gera diversos impactos, incluindo impactos climáticos. Plantão Enem.  
  12. Documentário - Brasília: Projeto Capital - “Brasília: projeto capital” faz um passeio no tempo para contar a história do nascimento de uma cidade. TV Câmara
  13. Inversão Térmica - Vídeo do programa Explicando o Tempo, do sítio Climatempo - Terra. O vídeo explica o fenômeno meteorológico inversão térmica, sua origem, causas e a dinâmica. Explica a época em que ele mais ocorre, além de esquemas que auxiliam na compreensão do fenômeno. Portal Dia a Dia Educação.
  14. El Niño - Vídeo do programa Explicando o Tempo, do sítio Climatempo - Terra. O vídeo explica o fenômeno meteorológico El Niño, sua origem, causas e a dinâmica. Explica a época em que ele mais ocorre, além de esquemas que auxiliam na compreensão do fenômeno. Portal Dia a Dia Educação.
  15. Explicando o Tempo: Nuvens - No programa "Explicando o Tempo", entenda como ocorre a formação dos diferentes tipos de nuvens. Portal Dia a Dia Educação.
  16. Explicando o Tempo: Chuva de Verão - No programa "Explicando o Tempo", entenda como acontece o fenômeno meteorológico chamado chuva de verãoPortal Dia a Dia Educação.
  17. Geração Energia (29') - Documentário: Com uma mistura entre a linguagem de documentário e a animação, o vídeo aponta quais os caminhos para que o Brasil seja auto-suficiente no setor energético e, ao mesmo tempo, proteja o meio ambiente. TV Câmara.
  18. Laboratório Brasil (59') - O documentário mostra como a economia e a população brasileiras foram cobaias em experiências que tentavam domar os altos índices de inflação nas décadas de 80 e 90.  TV Câmara.
  19. Longevidades (32')  - O documentário traz depoimentos que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje e discute as consequências do recente aumento da população de idosos para o País. TV Câmara.
  20. Movimentos Migratórios - Devido aos movimentos migratórios, o Brasil é um país com várias etnias e multicultural, com pessoas de diversas origens, dividindo o mesmo espaço. Esse fenômeno da migração sempre foi fundamental para a humanidade. Entenda a diferença entre imigração e emigração. Plantão Enem.
  21. Poluição atmosférica - Neste episódio, é mostrado sobre a poluição emitida pelas indústrias e os danos causados à saúde no início da industrialização das cidades.
  22. Raça Humana (41') - Estudantes, professores, movimentos organizados e partidos políticos falam sobre o tabu das cotas raciais nas universidades. Com essa discussão como pano de fundo, questões mal-resolvidas da história do Brasil aos poucos vão ressurgindo. Melhor documentário no Prêmio Vladimir Herzog 2010. TV Câmara.
  23. Rochas - O filme aborda o uso das rochas pelo homem. Relembra a formação destas e seu ciclo de transformações. Enfoca ainda, sobre o uso de minerais para obtenção de produtos, com a utilização da tecnologia.
  24. Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico  Reportagem do programa Fantástico, da rede globo, sobre os lixões que estão se formando no Oceano Pacífico. O vídeo mostra o planeta ameaçado pela poluição, e destaca uma área entre o litoral da Califórnia e o Havaí que ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico. Portal Dia a Dia Educação.
  25. Vidas no lixo - Nesse vídeo são contadas de forma breve o dia a dia de duas meninas, de 10 e 14 anos, e de Leandro, 18 anos. Eles comem o lixo ao mesmo tempo que tiram dinheiro dele. Portal Dia a Dia Educação.
  26. Violência Urbana - Violência urbana é um conceito amplo e complexo e não está só ligada à criminalidade. Entenda como os problemas sociais influenciam essa questão. Plantão Ene


Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog