Os exercícios sobre cidades globais requerem a compreensão sobre o funcionamento e o crescente desempenho desses espaços na sociedade contemporânea.
As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
a) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
b) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
c) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
d) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras.
(PUC-PR - adaptada)
“Na atual fase da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”
(SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)
As características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:
a) Em poucas décadas, as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais, estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.
b) As cidades globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica também é resultado do tamanho de sua população.
c) As cidades globais, por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem as diretrizes da economia mundial, estão localizadas apenas em países desenvolvidos.
d) Por sua importância econômico-financeira e técnica e por serem grandes prestadoras de serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia mundial.
(UFJF) Leia o texto:
“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.
Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html
Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade de habitantes.
b) localização geográfica.
c) influência supranacional.
d) economia sociodemocrata.
e) reserva de biodiversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário