sábado, 27 de março de 2021

ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL

 

A carência desses nutrientes pode causar doenças


Os alimentos de origem mineral são oriundos da água e de minerais. O corpo não produz os sais minerais, por isso é necessário consumir alimentos que sejam boas fontes de cada um deles. 

A falta desses minerais no organismo pode provocar doenças como anemia, alterações ósseas e musculares, entre outras. Dentre as principais funções dos sais minerais, estão:

• Trabalham na formação e manutenção dos ossos do corpo;
• Equilibram as reações das enzimas;
• Atuam na formação de algumas moléculas orgânicas;
• Agem na manutenção do equilíbrio osmótico e do sistema nervoso.


A água é o mineral mais importante para o corpo humano. (Foto: PxHere)

Exemplos de alimentos de origem mineral


Conheça os alimentos de origem mineral mais importantes para o corpo humano.

Zinco

zinco é muito importante para o funcionamento do sistema imunológico. Ele aumenta a fertilidade, ajuda o paladar e o olfato, na cicatrização de ferimentos e crescimento e formação de tecidos.

A carência desse mineral no organismo pode provocar o enfraquecimento do sistema imunológico, dificuldade de cicatrização, problemas de pele, aumento do nível de glicose no sangue e retardo do crescimento. Entretanto, o seu excesso pode provocar diarreia, vômitos, febre, letargia e distúrbios do sistema nervoso central.

Os principais alimentos de origem mineral fontes de zinco são: ostras cozidas, feijão de soja, carne de vitela, sementes de abóbora, amêndoa, amendoim e grão de bico.

Magnésio

O magnésio é muito importante para constituição do tecido conjuntivo e ósseo e para a proteção celular, além de ajudar na produção de energia e fazer parte de várias enzimas. Também auxilia na diminuição dos níveis de glicemia no sangue e combate aos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

A carência desse mineral pode provocar a incapacidade reprodutiva, perda de peso, redução da tolerância à glicose e vômitos. Já o excesso pode desestabilizar o sistema nervoso central, levando a doença de Parkinson.

Os alimentos de origem mineral ricos em magnésio são: cereais integrais, soja, feijão, frutos do mar, abacaxi, gérmen de trigo, castanhas, nozes, chás e avelã.

Iodo

O iodo produz a glândula da tireoide. Além disso, esse mineral é responsável pela manutenção do calor do corpoA sua carência pode causar o aumento da glândula tireoide, além de cretinismo e perturbações no crescimento. Já o excesso desse mineral no corpo pode provocar o crescimento nos casos de tireoidite de Hashimoto e hipotireoidismo.

Os alimentos de origem mineral ricos em iodo são: leite, babatas rústicas, bacalhau, camarão, ameixas secas, ovos cozidos, iogurte natural, banana e cranberry.

Ferro

O ferro é imprescindível para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA. Contribui para reações enzimáticas, fornece energia, leva oxigênio para os músculos, age como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético, além de ajudar na criação da hemoglobina.

A carência do ferro pode provocar anemia, falta de ar, fraqueza, anemia e palidez. No entanto, o excesso desse mineral pode causar convulsões, náuseas, vômitos, hipotensão e paladar metálico.

Os principais alimentos de origem mineral ricos em ferro são: carnes vermelhas, leguminosas, vegetais verde-escuros, gema de ovo, tofu, uva passa e grãos integrais.

Fósforo

O fósforo é um mineral muito importante para composição dos ossos e dentes. Além disso, contribui para o metabolismo dos glicídios, auxilia a geração de energia e faz parte das membranas celulares.

A carência no corpo pode provocar dor nos ossos, perda da memória, taquicardia, miopatias e resistência à insulina. Em quantidade exagerada no organismo causa hipertensão, confusão mental, sensação de peso nas pernas e, até mesmo, derrame e ataque cardíaco.

Os alimentos de origem mineral ricos em fósforo são: leite e seus derivados, peixe, ovos, oleaginosas, carne bovina, semente de abóbora, amendoim, salmão, iogurte, avelã, carne de porco e alho.

Sódio

O sódio ajuda a manter em equilíbrio a quantidade de água no organismo. Juntamente com o potássio, ajuda nos processos de contração muscular, abastecimento de energia e controle da pressão osmótica.

A carência de sódio pode provocar dor de cabeça, fraqueza muscular, vômitos, diarreias, convulsões e arritmia cardíaca. Já o excesso provoca hipertensão, obesidade, osteoporose e doenças renais. O consumo diário não pode ultrapassar cinco gramas. 

Os principais alimentos de origem mineral ricos em sódio são: frutos do mar, sal de cozinha, carnes, vegetais, derivados do leite, manteiga, margarina e produtos congelados.

Cálcio

O cálcio é um importante mineral para a manutenção dos ossos e dos dentes, sendo que 99% fica acumulado nessas partes do corpo. Dentre as outras funções do cálcio estão: ativação das enzimas, condução dos impulsos nervosos, contração muscular e prevenção da coagulação sanguínea.

A carência desse mineral pode acarretar problemas no crescimento, dentes e ossos frágeis, raquitismo e osteoporose. Quanto aos excessos, provoca calcificação dos ossos e tecidos moles, impactando os rins e causando prejuízo à absorção do ferro.

Os alimentos de origem mineral ricos em cálcio são: leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.

Alimentos de origem vegetal


Os alimentos de origem vegetal são aqueles adquiridos por meio de vegetais como folhas, raízes, caules e frutos. Os vegetais podem ser consumidos de diferentes formas, podendo ser frescos, cozidos ou assados.


Alimentos provenientes de vegetais. (Foto: Pixabay)

Frutas, legumes, verduras, cereais e azeites são exemplos de alimentos vegetais.  Eles são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Uma alimentação rica em vegetais previne doenças e traz benefícios para o funcionamento do organismo.

Fonte;https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/alimentos-de-origem-mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog