terça-feira, 30 de março de 2021

Inep divulga as notas do Enem 2020

 Ainda não sabe onde encontrar sua nota oficial do Enem 2020? Descubra aqui o passo a passo para pegar seu boletim de desempenho

Ainda não sabe onde encontrar sua nota oficial do Enem 2020? Descubra aqui o passo a passo para pegar seu boletim de desempenho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (29), o boletim de desempenho dos alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Com o resultado em mãos, finalmente os candidatos poderão se inscrever nos maiores processos seletivos públicos e privados do país oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

E então, preparado para consultar sua nota oficial no Enem 2020? Se ainda não sabe como, continue lendo para descobrir como acessar suas notas e garantir o passaporte para o Ensino Superior ainda em 2021.

Como acessar a nota oficial do Enem 2020 no computador


Apesar da data confirmada, a assessoria do Inep ainda não divulgou um horário para a liberação dos resultados, mas a forma de acessar a nota oficial do Enem 2020 permanece sendo Página do Participante. Explicamos abaixo como acessá-la:

Passo 1: O primeiro passo para descobrir a nota oficial do Exame Nacional do Ensino Médio é acessar o Página do candidato;



Passo 2: Com a página carregada, clique no Botão “Página do Participante” localizado no centro da tela;

Passo 3: Você será direcionado para o site gov.br, onde precisará informar seu CPF e senha cadastrada no momento da criação da conta;



Passo 4: Pronto! Você está na Página do Participante e já pode acessar a nota no Enem 2020 e se preparar para as inscrições de processos seletivos como Sisu, Prouni e Fies.



Como ver a nota do Enem 2020 no celular

Você também pode conferir seus resultados na tela do celular com o Aplicativo do Enem. Ele está disponível no Google Play e na Apple Store e você pode acessar de qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar.

O passo a passo é bem simples e igual ao do computador. Basta informar o CPF e a senha da sua conta gov.com ao acessar o App e pronto!

O que fazer com as notas do Enem 2020

Agora que as notas do Enem 2020 foram divulgadas, é hora de ficar a par das opções de ingresso no Ensino Superior. Atualmente existem pelo menos quatro formas diferentes de começar uma faculdade: três delas são por meio de programas do governo. Veja a seguir!

Sisu: Ingresso em universidades públicas de forma gratuita

Apesar dos vestibulares internos que algumas instituições públicas ainda oferecem, a grande maioria das universidades estaduais e federais aceitam apenas as notas do Enem como método de ingresso no Ensino Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada.

A primeira edição do Sisu 2021 está prevista para ocorrer entre os dias 6 e 9 de abril. Apesar de ser possível realizar a inscrição em qualquer dia neste período, sugerimos que o faça no primeiro dia, para que seja possível acompanhar diariamente a classificação, as notas de corte e trocar as opções de curso caso seja necessário.

O programa é reservado apenas aos alunos que compareceram aos dois dias de provas do Enem 2020 e não tiraram nota maior que zero na redação.

Quem fez o Enem como “treineiro”, ou seja, ainda não terminou o ensino médio e fez a prova para testar seus conhecimentos, não poderá se inscrever.

Prouni: Acesso a instituições privadas com bolsa de estudos

A segunda edição do Prouni 2021 está prevista para ocorrer no período de 13 a 16 de abril, mas até o momento o Ministério da Educação não confirmou as datas. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em diversas universidades privadas do Brasil e, ao que tudo indica, terá ainda uma terceira edição no segundo semestre de 2021.

Para participar da seleção do Prouni, é preciso ter nota maior que zero na redação e ter alcançado ao menos 450 pontos no Exame. Além disso, para concorrer a uma bolsa - seja ela parcial ou integral -, o candidato também precisa se enquadrar nos perfis de renda e escolaridade a seguir:

  • Bolsas integrais (100%): o candidato deve apresentar renda per capta de até um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar.
  • Bolsas parciais (50%): o candidato deve apresentar comprovante de renda de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar.

Em ambos os casos, apenas candidatos que foram alunos de escola pública ao longo do ensino médio ou estudaram como bolsistas em escolas particulares, podem participar do Prouni. Pessoas portadoras de deficiência e professores da rede pública em exercício do cargo - que desejam fazer uma licenciatura - , também têm direito a concorrer a vagas em universidades particulares.

Fies: Cursar faculdades particulares com financiamento estudantil

O terceiro programa oferecido pelo governo para ingressar no ensino superior com a nota do Enem 2020 é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio dele, o aluno pode financiar o curso e começar a pagar apenas após a formatura.

As inscrições para a segunda edição do Fies 2021 têm previsão de acontecer entre os dias 20 e 23 de abril, mas as datas ainda serão confirmadas, pois a lista de espera da primeira edição foi prorrogada até 14 de abril.

Para participar, o candidato precisa ter nota superior a zero na redação e se enquadra em uma das modalidades a seguir:

  • P-FIES (juros baixos): renda bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa no grupo familiar;
  • FIES (juros zero): renda bruta de até 3 salários mínimos por pessoa no grupo familiar.

Onde estudar com a nota do Enem?

Caso nenhuma das modalidades apresentadas acima seja a ideal para você, existe ainda o Ingresso Direto. Este programa está disponível em boa parte das universidades particulares, aceita a nota do Enem como método de inscrição e pode oferecer até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Por não depender do governo, cada instituição possui critérios próprios para aceitar alunos, por isso vale a pena visitar os sites das universidades desejadas, checar se oferecem esta modalidade de ingresso no ensino superior e quais as condições.

Para te ajudar neste processo, separamos uma lista de faculdades particulares certificadas pelo MEC e que aceitam o ingresso direto. Que tal começar a procura por vagas em uma delas?


Fonte: https://www.mundovestibular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog