sábado, 27 de março de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa está entre os 10 idiomas mais falados do mundo e possui uma significativa lista de regras e acordos coordenados pela Academia Brasileira de Letras.

Dentre as áreas mais importantes da disciplina, estão: morfologia, que estuda as palavras isoladamente; sintaxe, responsável por estudar as palavras enquanto elementos de uma frase; e semântica, que estuda o significado das palavras e os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.

O Português pode assumir culturalmente duas normas: língua coloquial e língua culta. A primeira é similar a fala cotidiana, sem muitas regras, e pode ser representada em cartaz, fábula e cartoon. Já a segunda, segue as normas mais rígidas e são mais utilizadas na produção de textos para reportagem, redação e romance.

A estrutura das palavras funciona de acordo com os elementos mórficos, a exemplo dos radicais, desinências, afixos e vogais temáticas.

A estrofe, a depender do padrão métrico estabelecido entre os seus versos, pode ser classificada em simples, composta ou livre.

As estratégias de leitura são ferramentas utilizadas pelos leitores para que seja possível decodificar ou até mesmo memorizar a informação.

O estrangeirismo, visto por alguns estudiosos como vício de linguagem, é o emprego de palavras que não são nativas na oralidade e escrita.

Estilos de época, também conhecidos como Movimentos Literários, referem-se à manifestações artísticas próprias de cada período da história.

A estilística é a parte da linguística que se dedica ao estilo e uso da linguagem, servindo de complemento aos estudos da gramática.

A epopeia, também chamada de poema épico por narrar grandes histórias, é um gênero textual escrito em versos que se originou na Antiguidade.

O enredo é um dos principais elementos da narrativa, pois reúne os fatos que dão lógica e coerência a uma história.

Encontros Vocálicos são os nomes que recebem os agrupamentos de vogais ou semivogais, sem que haja uma consoante entre elas.

O sinal de dois pontos serve para introduzir uma sequência de elementos em uma frase, citar a fala de alguém, entre outras funções.

O uso do paralelismo é essencial para a construção textual, pois ele corresponde às funções gramaticais e semânticas nas orações.

As desinências são os elementos que aparecem no final das palavras e servem para indicar as flexões presentes nos nomes e verbos.

A descrição objetiva e subjetiva se diferem. A primeira é mais simples e direta, a segunda apresenta as impressões e sentimentos captados.

A derivação regressiva ocorre através da redução de uma palavra primitiva, o que resulta em substantivos chamados de deverbais.

Derivação parassintética ou parassíntese é o nome que se dá ao processo de formação de palavras por meio de dois afixos.

A derivação imprópria é a formação de uma nova palavra a partir da mudança da classe gramatical e influenciada pelo contexto da frase.

A diferença entre Cultismo e Conceptismo é que o primeiro é caracterizado pelo uso de linguagem rebuscada e o segundo pelo conteúdo textual.

Só existem três casos de crase facultativa. Depois da preposição “até”, antes de nomes próprios femininos e antes de pronomes possessivos.

A Crase antes de horas ocorre quando há contração da preposição “a” com o artigo definido “a”. Essa fusão requer o uso do acento grave.

O conto fantástico é um gênero que possui curta duração, limitação de personagens e o enredo gira em torno de um único acontecimento.

O conto possui estrutura fechada e objetiva, pois desenvolve uma história que baseia-se somente em um determinado acontecimento.

As conjunções subordinativas, a depender do que desejam expressar, são classificadas de duas formas: integrantes ou adverbiais.

As conjunções adversativas expressam ideias de oposição. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto e não obstante.

Comunicação e fatores pragmáticos são elementos presentes na textualidade – características que definem uma linguagem como texto.

Complemento nominal é um termo integrante da oração, cuja missão é completar um nome representado por um substantivo, adjetivo ou advérbio.

A confusão entre companhia ou compania é um dos exemplos de desvio de ortoépia – maneira incorreta de pronunciar determinadas palavras.

Como fazer uma monografia: um passo a passo prático e bem desenrolado para quem precisa fazer o trabalho de conclusão de curso.

Coesão Sequencial é um recurso linguístico que colabora com a articulação de ideias e argumentos de um texto, visando a compreensão do tema.

A coerência textual é definida por três princípios: relevância, ausência de contradições e alerta quanto ao uso de redundâncias.

Os erros de português são recorrentes no dia a dia. Aprimorar a escrita e falar corretamente é fundamental para uma boa comunicação.

Os erros de redação mais cometidos envolvem a ausência de bons argumentos e dados, o uso incorreto da vírgula, erros de grafia.

As dicas de redação podem te ajudar a escolher boas ideias e argumentos, e elencar com coerência todos os tópicos do seu texto.

Saber como fazer um bom texto dissertativo-argumentativo é o caminho para aprovação em concursos e vestibulares, principalmente o Enem.

Saber como escrever um bom texto descritivo é essencial para as pessoas que vão prestar vestibular ou fazer um concurso público.

A classificação dos verbos os definem como regulares, anômalos, defectivos, abundantes, pronominais, significativos, entre outros.

A classificação dos advérbios é feita conforme as circunstâncias de tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

Como fazer o desenvolvimento de uma redação: estruturar esse parágrafo e utilizar bons argumentos podem te ajudar a se dar bem na prova.

Citação direta e indireta é um recurso utilizado na produção textual para indicação de trechos reproduzidos de outros autores.

A citação de site é uma das formas de embasamento teórico das produções acadêmicas. Pode ser feita de acordo com três tipos.

A catacrese utiliza palavras ou expressões para suprir a ausência de termos mais específicos. É vista como um tipo de metáfora.

São características da Carta Pessoal a linguagem coloquial, informalidade, comunicação pessoal e informações como data e local.

Carta do leitor é um tipo textual comum em jornais e revistas. É o meio pelo qual o público envia sua opinião sobre um assunto noticiado.

Entre as características do Trovadorismo, destaca-se a relação entre poesia e música. As composições da época eram em forma de cantigas.

As características do Quinhentismo estão ligadas ao contexto histórico da época. O quinhentismo marca o começo da colonização do Brasil.

As principais características do Simbolismo são: subjetividade, universo onírico e transcendental, musicalidade e caráter individualista.

As características do Parnasianismo são baseadas na valorização da cultura clássica, no objetivismo e nos temas da cultura grega.

As características do Classicismo estão presentes nas obras produzidas no período renascentista que se influenciaram no estilo greco-romano.

Entre as características do Humanismo as principais são o antropocentrismo (o homem o centro do universo), o racionalismo e cientificismo.

Entre as características do Arcadismo estão o contato com a natureza, a busca por uma vida simples e a valorização da moradia campestre.

As características do anúncio publicitário existem dentro de uma linguagem específica que permite a venda de produtos, bens e serviços.

As principais características do anúncio classificado estão voltadas para o texto conciso, coeso e de forma bastante persuasiva.

As cantigas trovadorescas eram escritas exclusivamente por homens. As cantigas abordavam diferentes temas com linguagens distintas.

O cancioneiro geral português armazena as principais produções poéticas do período. Quase mil poemas estão registrados no livro.

O barbarismo é caracterizado pelo uso incorreto de palavras. Esse vício de linguagem ocorre com muita frequência no discurso informal.

Cacofonia é um vício de linguagem ocorrido da junção de sílabas finais de uma palavra com as iniciais de outra, gerando um som desagradável.

Os autores do Parnasianismo no Brasil ficaram conhecidos pela influência do cientificismo e o positivismo e o uso da impessoalidade.

Os principais autores do simbolismo brasileiro foram Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos e Emiliano David Perneta.

A assonância corresponde à figura de linguagem que produz conformidade fonética em uma frase por meio da repetição de vogais tônicas.

O Apud ou citação de citação se dá quando um autor faz referência a outro que já tenha sido citado na obra a qual ele está estudando.

Assíndeto é encontrado na formação de frases sem uso de conectivos. A pontuação é muito utilizada no caso, para separar as sentenças.

O Arcadismo em Portugal foi a escola literária que tinha o homem como o centro, além dos conceitos iluministas e ideal de vida simples.

A apóstrofe é uma figura de pensamento da Língua Portuguesa. Ela é usada para chamar o receptor da mensagem, que pode ser real ou imaginário

A Linguagem do Classicismo é composta de formalidade, objetividade, racionalidade, equilíbrio, segue norma culta e tem rígida estética.

"Ao encontro de" e "de encontro a" são locuções prepositivas. Quem vai fazer Enem precisa ficar atento ao seu uso pois têm sentidos diferent

A Linguagem do Trovadorismo era formada por uma expressão poética e musical. Esse foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

O anacoluto é uma figura de linguagem que pertence a Língua Portuguesa. O anacoluto é uma figura muito utilizada na linguagem oral.

A linguagem do simbolismo é caracterizada como subjetiva, mística, transcendental, sensorial e musical, oposto do realismo e do naturalismo.

A linguagem do realismo é considerada direta, culta, impessoal, universal e clara. Era apoiada na ciência e em importantes teses filosóficas

A linguagem do Parnasianismo era o estilo que buscava a perfeição estética do poema. Os assuntos desenvolvidos se baseavam na objetividade.

A linguagem do pré-modernismo é aquela utilizada no conjunto de obras escritas no período de transição do simbolismo para o modernismo.

A linguagem do Naturalismo é uma ramificação do Realismo. Ambas retratavam aspectos reais do homem e da sociedade, de forma crua.

A linguagem do humanismo surgiu da necessidade de evidenciar e valorizar o psicológico e comportamento humano por meio da literatura.

A linguagem do Barroco é caracterizada pelo emprego das figuras de linguagem e linguagem culta. Essa escola literária foi criada na Itália.

A Linguagem do Arcadismo incluía temáticas como o amor, política, natureza. Assuntos do dia a dia apareciam constantemente nessa literatura.

Alfabeto Fonético Internacional é um sistema de notação fonética baseado no alfabeto latino como recurso de regulação dos sons dos idiomas.

Agente da passiva é o termo da oração que pratica a ação expressa pelo verbo. Normalmente é introduzido pela preposição “por” ou “de”.

A importância da leitura está diretamente relacionada ao desenvolvimento da cognição humana, pois desenvolve o conhecimento e a comunicação.

Os adjetivos uniformes são aqueles adjetivos que possuem o mesmo termo, tanto para o gênero feminino, quanto para o gênero masculino.

Adjetivos primitivos e derivados sãos classificações gramaticas. O primeiro possui seu próprio radical, e dele são formandos os derivados.

O adjetivo simples expressa uma qualidade ou modifica um substantivo. Seu único radical não acompanha sufixos ou prefixos derivados.

Os adjetivos biformes correspondem às palavras que apresentam duas formas diferentes, uma para o gênero masculino e outra para o feminino.

O adjetivo composto é um dos tipos de adjetivo. Eles são formados por dois ou mais radicais, na maioria das vezes são separados por hífen.

A contra argumentação na produção de textos é um meio que permite a refutação das possibilidades de negativas das teses escritas pelo autor.

A argumentação é uma ferramenta da comunicação que utiliza a seleção, organização e interpretação de informações para defender uma ideia.

A Literatura de Catequese se refere aos escritos produzidos pelos padres jesuítas de Portugal enviados ao Brasil para catequizar os índios.

Abreviaturas são recursos que oferece mais agilidade no momento da comunicação, normalmente são formadas pelas letras iniciais das palavras.

O substantivo comum de dois gêneros é um tipo de substantivo uniforme que se refere ao gênero feminino e masculino com o mesmo termo.

A Literatura Medieval se trata dos escritos que foram produzidos durante o período da Idade Média, e compreende o século V até o século XVI.

A principal diferença entre como fazer um editorial e como fazer uma notícia em si é que o primeiro não precisa ser imparcial.

A coesão referencial funciona como um mecanismo textual para ligar palavras que são vinculadas. Pode estar em várias partes do mesmo texto.

A Literatura da Informação diz respeito aos escritos que falam do Brasil um pouco antes do seu descobrimento, no decorrer do século XVI.

A literatura brasileira contemporânea fala em suas obras da vida urbana e suas características. Essa literatura cresceu nas ultimas décadas.

As figuras de pensamento se encarregam de originar novos significados na comunicação, ela atua tornando o diálogo mais expressivo.

Análise morfológica ou morfologia é o estudo da gramática que classifica palavra a palavra de acordo com sua classe gramatical.

Gênero lírico é um tipo de gênero literário focado na exteriorização de sentimentos e de emoções de alguém, o sujeito lírico ou eu poético.

A crônica argumentativa é um tipo de texto que para ser escrito o autor deve ter conhecimento sobre o assunto, pois é preciso argumentação.

Oração, sujeito e o predicado são elementos de textos. Para formar uma boa frase devemos colocar nela ao menos um sujeito e um predicado.

Valor semântico é o significado que as palavras adquirem dentro da oração, e dependem da contextualização ao qual a palavra está inserida.

A carta aberta é um gênero textual norteado pelo caráter argumentativo com o objetivo de expor em público ideias referentes a algum assunto.

A carta comercial é um documento válido em todo território nacional. Geralmente é utilizada por pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos.

O texto expositivo é utilizado para apresentar e explicar os conteúdos. Deve ser escrito de forma organizada, clara, descritiva e objetiva.

Alegoria é uma figura de linguagem utilizada para dar vários significados a algo, fugindo apenas do significado literal da obra.

O Substantivo Primitivo diz respeito àqueles substantivos que tiveram influências vindas de fora da Língua Portuguesa, como o latim e grego.

O eu lírico é o personagem exprimindo seus variados sentimentos. Essa voz não é do autor, mas sim da sua manifestação criativa poética.

As figuras de sintaxe são confundidas com erros gramaticais e existem para conceder mais expressividade estilística aos textos literários.

O verbo transitivo direto estabelece a regência verbal com o objeto direto. É essa relação que faz com que o leitor entenda o enunciado.

O nome escola literária é dado aos marcos históricos que envolvem a literatura. Teve início na Europa e se espalhou pelo mundo.

O modo verbal subjuntivo ou conjuntivo demonstra falta de certeza, presença de dúvida e é repleto de expressões como “se”, “quando” e “que”.

Os verbos regulares e irregulares são classificações relacionadas à forma como os verbos são conjugados e flexionados na língua portuguesa.

A linguagem formal e informal são variações da língua portuguesa. Elas têm particularidades que devem ser aplicadas em contextos diferentes.

Complemento verbal é um termo integrante da oração que tem a função de completar o significado do verbo na sentença.

A crônica narrativa é um tipo de crônica que, de forma simples e direta, narra uma determinada ação, fato ou acontecimento.

Carta argumentativa é um gênero textual que tem o intuito de convencer o interlocutor sobre um determinado assunto por meio da argumentação.

Os poetas brasileiros, com o passar dos séculos, conquistaram um protagonismo na literatura mundial, bem como na escrita nacional.

Os elementos da narrativa ajudam a contextualizar e dar mais detalhes a uma história por meio de enredo, tempo, narrador e personagens.

A zeugma é uma figura de linguagem utilizada para evitar a repetição de termos da oração, isso ocorre sem prejudicar o sentido da mensagem.

Os elementos da comunicação fazem parte do processo comunicativo. São o emissor, o receptor, o código, a mensagem, o canal e o referente.

O pretérito mais-que-perfeito recebe esse nome porque indica uma ação realizada no passado que ocorreu antes do pretérito perfeito.

A análise sintática depende do verbo para que seja possível fazê-la. É um processo que busca identificar cada elemento de uma frase verbal.

Metalinguagem é a função linguística que consiste no processo em que a linguagem (código linguístico) é utilizada para descrever ela mesma.

As conjunções coordenativas são algumas palavras que utilizamos em uma determinada frase para unir duas ou mais orações coordenadas.

Os adjetivos pátrios ou gentílicos caracterizam pessoas, animais ou objetos a partir das suas origens. Ex: brasileiro e queijo mineiro.

O substantivo composto é formado por duas ou mais palavras, eles são caracterizados pela composição por justaposição e aglutinação.

Para se obter uma comunicação em que ambas as partes compreendam a informação pode-se usar a linguagem verbal e não verbal no discurso.

Verbos intransitivos possuem significado completo, não sendo necessário o acréscimo do objeto direto e indireto para completar o sentido.

Vozes verbais ajudam a identificar, em uma oração, se o sujeito pratica (agente) ou recebe (paciente) a ação expressa pelo verbo.

O prefixo e sufixo são elementos da língua portuguesa com a função de se juntar a um radical para formar uma palavra com novo significado.

Discurso direto, indireto e indireto livre são diferentes formas de narrar uma história ou apresentar o pensamento de alguém.

Sílaba tônica e átona são classificações da Língua Portuguesa quanto à tonicidade, ou seja, a intensidade das sílabas quando pronunciadas.

O numeral é a classe gramatical que define quantidade, sendo classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo, fracionário e coletivo.

Acerca ou a cerca: quando usar? Acerca pode ser substituído por “sobre algo” e “em relação a algo”. A cerca expressa proximidade de lugar.

As orações subordinadas adverbiais são dependentes sintaticamente da oração principal e podem aparecer na forma desenvolvida ou reduzida.

Regência nominal é o nome dado à relação existente entre um nome e os termos regidos por esse nome. A preposição intermedeia essa relação.

O soneto é composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são formadas por quatro versos, e as duas últimas por três versos.

“Este ou esse” são pronomes que funcionam como elemento anafórico (algo já falado é retomado) ou catafórico (anuncia algo não falado ainda).

Os pronomes possessivos indicam a ideia de posse, fazendo sempre uma referência à pessoa do discurso, concordando em gênero e número.

Os tempos verbais são usados nas frases para indicar o tempo de um fato, se ocorreu no passado, ocorre no presente ou acontecerá no futuro.

Coesão e coerência são elementos utilizados para que um texto tenha sentido completo, isto é, transmita a mensagem desejada de forma clara.

O acento agudo é colocado em todas as vogais do português. Ele possui extrema importância na hora de indicar a sílaba tônica das palavras.

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um acordo feito pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa para unificar a ortografia.

Linguagem coloquial é o tipo de linguagem usada no dia a dia. É a linguagem informal usada tanto na fala quanto na escrita.

O Preconceito Linguístico refere-se às reprovações direcionadas a forma de falar das pessoas que usam variantes de baixo prestígio social.

Dentro de um texto, o contexto é o responsável por apresentar qual o sentido que o autor deseja passar através de uma determinada mensagem.

Pronomes oblíquos são classificações de pronomes que em uma oração podem assumir a função de objeto direto, indireto e complemento nominal.

O uso da vírgula envolve diversas condições para dar ritmo à frase. Ela pode ser usada para separar elementos e dar pausa na oração.

Paródia e paráfrase são tipos diferentes de intertextualidade. Intertextualidade é a classificação dada para relações entre textos.

O gênero épico insere-se nos gêneros literários mais antigos e é escrito em versos ou em prosa com tom de eloquência heroica.

A anáfora é a repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases, criando assim um efeito que reforça a ideia inicial texto.

Os Pronomes Demonstrativos são isto, isso, aquilo, este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles e aquelas.

O pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa uma ação que aconteceu em um período anterior e que foi totalmente terminada.

As reticências são representadas no texto com três pontos para indicar que informações foram interrompidas intencionalmente pelo autor.

O predicativo do sujeito é o elemento de uma oração que dá a um determinado sujeito, uma qualidade ou uma característica específica.

A prosa é o gênero textual mais usado no cotidiano e caracteriza-se por ter texto objetivo, sem rimas ou figuras de estilo.

Homônimos e parônimos são palavras que possuem igualdade ou semelhança no som (pronuncia) e grafia, mas não possuem os mesmos significados.

A Conotação e Denotação são utilizadas no nosso dia a dia. A detonação é o sentido literal e a conotação é o sentido figurado da palavra.

O gerúndio é uma forma nominal verbal que indica ações em andamento e assume características de advérbio ou de adjetivo nas orações.

Sob ou sobre são preposições antônimas e parônimas. “Sob” indica algo em posição inferior enquanto que “sobre” está para o modo superior.

Predicado verbal tem um verbo significativo que expressa ação ou fenômeno da natureza. O predicado também pode ser nominal ou verbo-nominal.

O objeto direto serve para complementar um verbo transitivo direto, sem o uso da preposição. Para defini-lo basta perguntar quem? ou o quê?

Acróstico consiste na formação de nomes e versos feitos pela junção de letras situadas no início, meio e fim de outros versos ou nomes.

O ponto de exclamação é um sinal de pontuação relacionado com o lado emocional da linguagem e expressa os estados de espírito do autor.

Há duas classificações para as palavras difíceis: as que exigem conhecimento gramatical e aquelas que pedem vasto conhecimento de vocábulos.

O Racionalismo é uma corrente filosófica em que acredita-se que a razão é o instrumento fundamental do conhecimento humano.

As variações linguísticas são formas de falar de determinados grupos, que são aceitas na oratória, devendo ser evitadas na escrita.

As orações subordinadas substantivas são introduzidas pelas conjunções integrantes "que" e "se". Além disso, exercem o papel de substantivo.

O substantivo abstrato nomeia seres que não têm existência ou precisam de outros seres para existir. Tamanho e saudade são exemplos.

Palavras proparoxítonas são palavras em que a sílaba tônica é localizada na antepenúltima sílaba e, por isso, sempre são acentuadas.

Gíria é uma palavra inventada em determinado período, entre determinados grupos, que passa a ser usada como forma de expressão popular.

O acento circunflexo é empregado sobre as vogais a, e, o, mostrando que a silaba tônica é a vogal e que elas são faladas de forma fechada.

A conclusão de uma redação é o parágrafo que encerra o texto. Normalmente é feita por conjunções conclusivas como “portanto” e “assim”.

O neologismo é classificado em vários tipos, entre eles o semântico e lexical. Aos poucos eles estão sendo inseridos nos dicionários.

Vogal, semivogal e consoante são unidades sonoras da língua portuguesa, isto é, são fonemas que estabelecem a distinção entre as palavras.

A aliteração é uma figura de linguagem que atribui a linguagem escrita uma sugestão fônica através da repetição dos sons das consoantes.

A locução adjetiva corresponde à união de mais de uma palavra que adquirem valor de adjetivo. Já os adjetivos qualificam o substantivo.

Os pronomes relativos substituem um nome e podem ser variáveis ou invariáveis. São antecedidos por diferentes classes de palavras.

A polissemia ou polissêmica lexical é quando uma determinada palavra ou expressão apresenta mais de um sentido em diferentes contextos.

A separação silábica do português consiste na divisão dos vocábulos em sílabas que são obrigatoriamente formadas com vogais e semivogais.

O vocativo pode aparecer isolado por vírgulas ou seguido por ponto de exclamação. Em alguns casos pode vir precedido por interjeição.

Debaixo e de baixo são palavras que mesmo sendo iguais, tanto na pronúncia quanto na escrita, elas são empregadas em situações diferentes.

Sujeito e Predicado classificam-se a partir dos seus núcleos, podendo ser simples, composto, oracional, verbal, nominal, verbo-nominal etc.

O conjunto de frases conectadas dentro de um texto é chamado de parágrafo. Essa conexão tem a função de apresentar uma ideia específica.

As orações subordinadas completam o sentido do verbo da oração principal e são classificadas de substantivas, adjetivas e adverbiais.

Surgido no século XVI, o Classicismo surgiu após a transição humanista que marcou o período de mudança da Idade Média para o Renascimento.

O sujeito rege o verbo e pode ser classificado como simples, composto, desinencial ou oculto, oracional, indeterminado e inexistente.

Concordância verbal e nominal estuda a sintonia entre os componentes de uma oração. Oração é uma frase com sentido que possui verbo.

As classes de palavras classificam as palavras da Língua Portuguesa em 10 grupos gramaticais com funções e variações distintas.

Existem alguns tipos de fichamento. O fichamento é recurso didático usado por estudantes e pesquisadores para auxiliar na hora do estudo.

Orações Coordenadas são orações que possuem sentido próprio e não dependem de outra para existir. Elas podem ser assindéticas ou sindéticas.

A classe dos substantivos possui diversas divisões, sendo o substantivo próprio o responsável por nomear seres específicos.

O modo imperativo é o modo verbal dividido entre modo afirmativo e modo negativo, usado para dar uma direção, advertência ou ordem.

Os encontros consonantais podem ser classificados a partir da sua separação silábica em perfeitos, imperfeitos, mistos e dífonos.

O uso das aspas não nas pode ser feito de forma irresponsável. Existem regras, motivos e objetivos específicos para as aspas serem usadas.

O Simbolismo no Brasil começou em 1893, com o escritor Cruz e Sousa. As obras consideradas pioneiras do movimento são Missal e Broquéis.

As formas nominais do verbo são o infinitivo, pessoal e impessoal, o gerúndio, simples e composto, e o particípio regular e irregular.

Senão ou se não? As duas expressões são palavras homófonas que possuem a mesma pronúncia, mas com escritas e significados diferentes.

O palíndromo é a palavra, frase ou número que continua exatamente com o mesmo entendimento após fazer a leitura em diferentes direções.

A interjeição é uma palavra da língua portuguesa que expressa sentimentos. Já a locução interjetiva é formada por duas ou mais palavras.

Ao usar abaixo ou a baixo deve-se ter em mente os conceitos de cada palavra, para que não ocorra o uso incorreto das expressões.

O fonema e letra não devem ser confundidos. O fonema está relacionado ao som enquanto a letra está associada à representação gráfica do som.

O emprego do hífen sofreu alterações com o novo acordo ortográfico. Algumas palavras permanecem iguais, mas é preciso ficar atento.

O Naturalismo nasceu na França e o seu principal representante foi o francês Émile Zola, que marcou o movimento com o livro Greminal.

Semântica é parte da gramática que se dedica ao estudo do significado das palavras e da interpretação dos significados dentro das sentenças.

Os verbos de ligação, estudados na Gramática, são responsáveis por evidenciar o modo do sujeito e são acompanhados por um predicativo.

A fim ou afim? As duas palavras estão corretas, sendo que a primeira é uma locução prepositiva e a segunda pode ser adjetivo ou substantivo.

O parnasianismo no Brasil teve como destaque a Tríade Parnasiana. Esse movimento literário surgiu sob influência francesa.

Os predicados contêm necessariamente um verbo, mas seu núcleo pode ser um verbo, um nome, ou pode ser formado por um verbo e um nome.

Na colocação pronominal os pronomes oblíquos utilizados são os átonos. Eles podem ser empregados antes, no meio e no final de um verbo.

O uso do acima ou a cima é uma dúvida frequente. Apesar de possuírem a mesma sonoridade, são usadas em situações diferentes nas orações.

A sinestesia é um termo que significa “junção de sentidos” e refere-se aos cinco sentidos - tato, audição, olfato, paladar e visão.

A acentuação gráfica auxilia a correta pronúncia da tonicidade das sílabas tônicas, que podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

Intertextualidade é a referência de forma implícita ou explícita que um texto faz a outro texto existente, independente de gênero textual.

As palavras oxítonas têm a última sílaba tônica, ou seja, a última sílaba deve ser pronunciada com mais intensidade que as outras.

Período simples e composto são elementos da Língua Portuguesa, sendo que um contém uma oração e o outro duas ou mais, respectivamente.

Elipse é uma figura de linguagem que omite o termo de modo que fique subentendido e sua ausência não atrapalhe a compreensão do sentença.

O ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal, ou de uma semivogal com uma vogal na mesma sílaba. Saiba como classificá-lo.

Demais ou de mais são duas variantes da língua portuguesa. Enquanto a primeira é advérbio de intensidade, a outra, é uma locução adverbial.

Substantivo coletivo é um substantivo comum usado para indicar um conjunto ou agrupamento de objetos, pessoas, coisas, animais e outros.

O alfabeto grego teve origem no período antes de Cristo. Surgiu com influência dos fenícios e possibilitou a origem de outros alfabetos.

Palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã(s), ão(s), i(s), us, ei(s), um(ns) e om(ns) obrigatoriamente recebem a acentuação.

Arcadismo no Brasil foi um movimento literário surgido no século XVIII, período do Ciclo da Mineração e da Inconfidência Mineira no Brasil.

Coesão textual são as relações linguísticas que permitem as conexões harmônicas e a amarração de ideias entre as partes de um texto.

Regência verbal é a relação entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo alia ao objeto direto e o indireto.

Enfim ou em fim são palavras distintas. A primeira tem sentido de finalmente e a segunda tem significado de algo que foi finalizado.

Há ou a existem na língua portuguesa, mas com significado diferente. "Há" é uma forma do verbo haver, usada como "existir" e "a" é artigo.

Hiato, elemento encontrado na gramática da Língua Portuguesa, são duas vogais que estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

Os termos integrantes da oração são os complementos verbais, complementos nominais e agente da passiva. Eles completam o sentido da oração.

O pleonasmo é uma palavra oriunda do grego pleonasmos e significa redundância. É uma figura de linguagem que pode ser viciosa ou literária.

Funções da linguagem correspondem a um conjunto de recursos utilizados para análise e produção de textos, identificados por Roman Jakobson.

Conectivos devem aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos, mas pode aparecer também no início.

Sarcasmo e ironia são recursos linguísticos usados no sentido conotativo do discurso, que expressam humor ou sentido de zombaria.

O travessão tem diversas funcionalidades, entre elas estão: indicar o diálogo entre duas ou mais pessoas, destacar palavras ou expressões.

Os sinais de pontuação servem para representar as pausas ou entonações, além de serem muito importantes na leitura e escrita de textos.

O aposto é um termo acessório (não-obrigatório) da oração que tem como finalidade complementar, explicar, esclarecer o que foi dito.

Os pronomes de tratamento são utilizados em situações da comunicação escrita e oral para a referência adequada a 2ª pessoa do discurso.

Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas.

Ambiguidade é uma figura de linguagem que confere duplo sentido às palavras e frases de um texto. Ela pode ser de forma sintática e lexical.

Os pronomes pessoais substituem os substantivos, mostrando quem são as pessoas do discurso. Eles podem ser pronomes do caso reto ou oblíquo.

Adjunto Adnominal é um termo acessório que está relacionado ao núcleo do sujeito ou do predicado de uma oração no intuito de caracterizá-lo.

Onomatopeia é um recurso da linguística, que insere-se nas figuras de linguagem e visa exprimir a ideia de sons e ruídos em um diálogo.

O contrato remete a um acordo entre pessoas físicas ou jurídicas. Essa prática é muito comum na sociedade para contratos de compra e venda.

Circular é um tipo de redação oficial que preza pela objetividade e clareza na divulgação da informação para o público interno.

O atestado é uma redação técnica e tem como finalidade provar situações. Por esse motivo ele deve ser assinado pelo emitente e datado.

O cartaz é um gênero textual e possui linguagem simples. Ele pode ser encontrado em vários lugares, por conta da sua fácil interpretação.

O bilhete é um gênero textual usado no cotidiano em situações informais e escrito entre pessoas que possuem um grau de afetividade.

Procuração é um documento do tipo público ou particular, em que uma pessoa (outorgante) concede poderes legais a outra pessoa (outorgado).

Cartum pode ser classificado como opinativo ou analítico, que faz críticas, satiriza e apresenta fatos através da arte gráfica e humor.

O requerimento tem como principal objetivo requisitar, solicitar algo, o que confere maiores e amplos poderes legais.

ATA é o documento escrito por meio de uma redação técnica e que contém registros com informações do que foi discutido durante uma reunião.

A declaração é a forma de comunicado que é utilizado como comprovação de alguma situação ocorrida na empresa ou na vida pessoal.

A notícia é utilizada para a divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos, com o intuito de informar a sociedade.

O texto editorial é um gênero jornalístico que expressa a posição do veículo de comunicação em relação aos fatos mais relevantes no momento.

Memorando é um gênero textual com características semelhantes ao ofício, mas que se diferencia por ser simples e menos formal.

O uso do e-mail vem diminuindo gradativamente por causa de aplicativos de mensagens, mas ainda tem popularidade no mundo empresarial.

A charge tem por objetivo fazer críticas de teor político e social. A transmissão dos fatos de interesse público através do humor e sátira.

A reportagem pode ser confundida com notícia, mas se diferencia por conta da riqueza de detalhes e informações que transmite.

A carta é composta por folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário através do serviço dos correios.

Ensaio é um tipo de texto em que predomina o ponto de vista do autor sobre um assunto. Está presente em diversas obras literárias famosas.

Anedota é uma breve narrativa de fatos reais ou não que tem o objetivo de provocar o riso, relatando situações com uso de ironia e sarcasmo.

A resenha crítica é um tipo de resumo informativo, que expressa uma opinião. Essa análise precisa ser escrita com elementos bem específicos.

O diário é um gênero que não tem estrutura física, mas apresenta características usadas comumente como data, saudação e assinatura.

Embaixo ou em baixo? Embaixo é um advérbio de lugar e em baixo apenas pode ser utilizada quando a palavra baixo tiver a função de adjetivo.

Concordância nominal é quando o núcleo da oração (substantivo) e o adjunto adnominal (adjetivos) concordam entre si em gênero e número.

Através do artigo de opinião é possível formar opinião sobre diversos assuntos, contribuindo para resolvê-los e assim praticar a cidadania.

Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que coloca o homem como o centro do universo.

Epistemologia é a área da Filosofia que estuda os conhecimentos existentes a partir de teorias de filósofos como Sócrates e Platão.

O trovadorismo surgiu na região de Provença, na França, se espalhou por quase todo território Europeu tendo seu declínio no século XI.

A síntese tem o objetivo de trazer a ideia principal do texto, diminuindo a sua quantidade de palavras e destacando apenas o mais relevante.

Onde e aonde são palavras que se referem a lugar, mas é necessário ficar atento quanto ao emprego. Elas são usadas em situações diferentes.

Sessão, secção, seção ou cessão são palavras homônimas homófonas. Ou seja, a pronúncia é igual, mas distintas na escrita e no significado.

A Concordância Verbal tem como objetivo criar uma harmonização sintática entre o verbo e o sujeito, seja ele simples ou composto.

A bibliografia é uma importante fonte de consulta em um texto e transmite credibilidade à produção. É obrigatória em trabalhos acadêmicos.

Encima ou em cima? As duas estão corretas, sendo que em cima indica uma posição mais elevada e encima, uma forma conjugada do verbo encimar.

A Literatura de Cordel é um tipo de poema popular, que se enraizou no Nordeste e foi reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil.

A introdução de uma redação é o primeiro parágrafo em que é apresentado ao leitor todos os pontos que serão abordados ao longo o do texto.

O relatório é bastante utilizado nas áreas acadêmicas e empresariais, para detalhar e diagnosticar resultados ou análises científicas.

Dígrafo é quando duas letras, juntas, tem som de uma quando reproduzida foneticamente. São duas letras que reproduzem o som de uma letra só.

Para ter um currículo bem feito e ser convidado para entrevista, é necessário prestar atenção na hora de colocar algumas informações.

Crase deve vir nos artigos que antecedem palavras femininas e nunca antes de palavras masculinas. Há casos que seu uso é facultativo.

Substantivo comum é uma classe estudada na Língua Portuguesa, especialmente na área da Morfologia, que estuda a formação das palavras.

A Rima é classificada conforme a posição nos versos e estrofes, o valor, a acentuação e a fonética, pois proporciona sonoridade e ritmo.

Artigo definido e indefinido são tipos de artigos que antecedem os substantivos. Os artigos podem classificar tanto gênero quanto número.

A conjunção pode aparecer expressa na forma subordinada ou coordenada. Em todos os casos, ela tem a função de dar coerência ao discurso.

Mal e Mau existem na língua portuguesa e estão corretas. Mas, seus significados são diferentes e por isso devem ser usados com atenção.

As parlendas fazem parte do folclore brasileiro e são repassadas por gerações. Sua forma ritmada auxilia na alfabetização das crianças.

Provérbios e ditados originaram-se a partir de três áreas. Eles são usados mundialmente e cada um traz significado de sabedoria e lição.

Código Morse é um sistema usado para representação de letras, números e sinais de pontuação através de pontos, traços e espaços.

Ao usar “mais ou mas” é importante entender que essas palavras vêm com dois conceitos distintos, normalmente usados de forma equivocada.

Pronomes são palavras variáveis e invariáveis classificadas por tipos, que servem para substituir, acompanhar ou retomar o substantivo.

Advérbio é a classe de palavras que modificam o sentido de um verbo, de um adjetivo ou do próprio advérbio.

O C cedilha é originada do alfabeto latino e faz parte da língua portuguesa. Ele é usado antes das vogais a, o e u.

Verbo é a palavra que expressa uma ação, ocorrência, estado ou fenômeno da natureza.

Preposição é uma classe de palavras invariáveis que desempenha a função de conectar, de forma subordinada, dois termos de uma oração.

Trava-línguas é um recurso usado para facilitar a articulação das palavras. A técnica utiliza sílabas rimadas para ajudar na dicção.

A poesia é uma das mais antigas formas de expressão de arte que busca exprimir sentimento, pensamentos ou estado da mente.

A interpretação de texto está presente em atividades do cotidiano, como: fazer a leitura de um jornal e obter conclusões a partir disso.

Substantivos são as palavras que nomeiam os seres animados e inanimados. São, portanto, variáveis em gênero, número e grau.

Adjetivos são palavras que caracterizam, normalmente, os substantivos, atribuindo-lhes uma qualidade, defeito ou modo de ser.

As primeiras representações das palavras são atribuídas aos povos semitas que viviam na região do Antigo Egito na Antiguidade.

O ponto de interrogação é utilizado quando queremos fazer um questionamento ou para tirar uma dúvida.

Os sinônimos e antônimos correspondem ao estudo da relação de palavras com significados semelhantes ou contrários.

Como fazer uma boa redação é uma dúvida que aterroriza muitos estudantes. Mas, algumas estratégias podem ajudar a escrever bons textos.

A história da escrita é muito importante para a cultura da humanidade, pois representa a linguagem e os pensamentos através dos símbolos.

A função referencial tem compromisso com o caráter informativo da mensagem. Ela tem por objetivo informar, notificar e referenciar.

A Função Poética da linguagem, que caracteriza-se por chamar a atenção do receptor para o texto. Esse recurso é comum na música e na poesia.

A função fática inclui o estudo das funções da linguagem. Essa função tem como objetivo interromper, estimular ou estender a comunicação.

Função Metalinguística é uma função da linguagem que ocorre quando uma mensagem utiliza-se de um código para falar dele mesmo.

A Função Emotiva é uma função de linguagem que tem o objetivo de emocionar. Nesse discurso a predominância é a mensagem do emissor.

A função conativa, geralmente é utilizada em discursos, propagandas e outros textos que se dirigem diretamente ao interlocutor.

A hipérbole é classificada como uma figura linguagem de pensamento que utiliza o exagero para dar ênfase ou ressaltar uma mensagem.

Trás ou traz são palavras com o mesmo som, ou seja, são homófonas, mas que possuem regras ortográficas diferentes.

Eufemismo é um recurso linguístico utilizado para suavizar algumas expressões que poderiam soar desagradáveis.

A personificação ou prosopopeia é considerada uma figura de pensamento que atribui a seres inanimados características humanas.

A metonímia é uma figura de linguagem que modifica a palavra sem modificar o sentido da frase conferindo um sentido figurado as expressões.

O paradoxo é uma figura de linguagem que está classificada como figuras de pensamento. Ela remete é ideias contraditórias.

A Morfologia estuda a formação das palavras, suas flexões e a classe gramatical na qual elas pertencem.

Os porquês podem ser escritos de quatro formas: porque, porquê, por que e por quês, e cada expressão possui características distintas.

Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada na comunicação humana. É um recurso semântico muito usado em textos literários.

Antítese é uma figura de linguagem utilizada para relacionar duas palavras com sentidos opostos em uma mesma frase.

As figuras de linguagem conhecidas também como figuras de retórica são recursos utilizados para deixar as mensagens ricas e criativas.

Dissertação é um tipo textual que apresenta a defesa do ponto de vista do autor a respeito de um assunto.

A descrição fornece detalhes sobre algo ou alguém. Dividida em objetiva e subjetiva, ela traz características específicas de quem observa.

A narração é composto por narrador, personagens, enredo, tempo e espaço. Há três tipos de narradores: personagem, observador e onisciente.

Fábula é uma narrativa que passa uma lição moral, fazendo analogia ao cotidiano, no qual os personagens são animais personificados.

Gêneros literários é a classificação das obras literárias de acordo com sua forma e conteúdo.

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana, focando seus estudos na compreensão e desenvolvimento dos diferentes idiomas.

O blog é um tipo de texto publicado na internet. O termo vem do inglês “web” e “log” que significam “diário de bordo” ou “diário da rede”.

A gramática estabelece os padrões de linguagem de cada país e tem como principal função dizer a forma correta de falar e escrever.

Entrevista é um gênero textual onde uma ou mais pessoas fazem perguntas a outra (s) sobre determinado assunto.

A crônica tem o objetivo de levar o leitor à reflexão sobre acontecimentos cotidianos por meio de uma releitura dessas ocorrências.

A fonologia é a parte da gramática que estuda os sons da fala e da voz. Analisa a forma como os fonemas se articulam e organizam em sílabas.

Texto dissertativo é uma produção textual fundamentada por argumentos lógicos, que desenvolve uma explicação e tende a convencer o leitor.

Literatura é ter o domínio da escrita, saber utilizá-la artisticamente, deixando manifestar a beleza, harmonia e estilo de cada autor.

Os tipos de textos variam de acordo com as suas características, podendo ser narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo.

O texto narrativo tem por objetivo contar uma história. Ele é composto por três elementos estruturais: personagem, espaço e acontecimento.

Os gêneros textuais se adequam de acordo com a finalidade do texto, com o papel do interlocutor da mensagem e com o contexto que se insere.

Romance é um gênero literário que surgiu de cavalarias, uma das mais ricas manifestações literárias. Corresponde a uma composição em prosa.

A redação é comum em provas. Por isso, é necessário praticá-la e entender assuntos sobre tipologia textual, coesão e coerência.

A Literatura Portuguesa deu seus primeiros passos há oito séculos e passou por muitas transformações ao longo das diversas eras.

A pragmática tem como foco o estudo da linguagem levando em conta o contexto discursivo e a interpretação dos enunciados.

A ortografia estabelece padrões para a forma escrita das palavras e determina as regras voltadas à norma culta da língua.

A Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a organização das palavras dentro das sentenças, analisando as relações existentes entre elas.

O início da literatura brasileira é marcada pelos textos de navegantes sobre a terra descoberta, em 1500. Esse período é o Quinhentismo.

O texto descritivo tem o objetivo de apresentar os aspectos de algo ou alguém específico de maneira pormenorizada, com riqueza de detalhes.

A produção de textos envolve o conhecimento das técnicas, tipos de texto e suas estruturas, além de determinação e prática.https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog