ALUNO EM DESTAQUE





USP lança cursos online grátis de nível superior

USP lança cursos online grátis de nível superior

Olá leitores do Canal do Ensino!
Universidade de São Paulo (USP) lança cursos online grátis de nível superior. Em parceria com o portalVeduca,  USP lança nesta semana, o primeiro Mooc (cursos virtuais, gratuitos e de nível superior) da América Latina. Oscursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma. O lançamento, marcado para o próximo dia 12, coloca o Brasil no centro de um movimento internacional que tem mexido com a educação superior, em que universidades tradicionais oferecem gratuitamente aulas para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
Tradicionalmente, os brasileiros estão entre os mais assíduos em plataformas como o Coursera – lançado pelas universidades de Stanford, Michigan, Pennsylvania e Princeton – e edX – iniciativa de Harvard e MIT. Mas, até agora, não havia uma instituição de nível superior brasileira que oferecesse aulas gratuitas e virtuais de forma massiva para qualquer interessado.
Os cursos terão entrada contínua. Isso quer dizer que, a qualquer momento, um interessado poderá se inscrever no curso (não haverá período fixo de inscrição). “Mas se ele ficar duas semanas sem aparecer, nós mandamos um email lembrando”, afirma o empreendedor. Ao cumprir todas as aulas e atividades, os alunos deverão fazer uma prova online para conseguir um certificado de conclusão. “O que vamos atestar é que aquele estudante tem um conhecimento compatível. Esperamos que universidades particulares possam usar essas aulas”, afirma Bagnato.
Em caso de dúvida, entre em contato – contato@veduca.com.br
Compartilhe este artigo com seus amigo!

85 cursos online grátis da Fundação Bradesco que você deveria conhecer

85 cursos online grátis da Fundação Bradesco que você deveria conhecer


Olá leitores do Canal do Ensino!
Hoje virou obrigação ter cursos profissionalizantes  para se conseguir um bom emprego, e aFundação Bradesco oferece ótimos cursos de forma gratuita. Basta apenas ter acesso a internet.
O Bradesco acredita que o conhecimento é um dos instrumentos de eficiência corporativa e desenvolvimento social.
Este espaço tem o propósito de ampliar nossas ações educacionais e de capacitação para o trabalho. Nele você encontrará alguns cursos que fazem parte do nosso cotidiano, com acesso livre e gratuito:
Se preferir clique no curso desejado para visualizar informações:
Administração Financeira
Banco de Dados
Cursos de Aperfeiçoamento/Comportamentais
Desenvolvimento de Aplicativos
Introdução ao VB.Net
Programação Orientada a Objeto””(em manutenção)””
UML – Linguagem de Modelagem Unificada
Fotografia
Governança de TI
Informática
A Internet e a World Wide Web
Estilos de Vida Digitais
Noções Básicas sobre Computadores
Programas de Produtividade
Infraestrutura
Office 2003
Microsoft Excel 2003 – Avançado
Microsoft Excel 2003 – Básico
Microsoft Excel 2003 – Intermediário
Microsoft Word 2003 – Avançado
Microsoft Word 2003 – Básico
Microsoft Word 2003 – Intermediário
Office 2007
Microsoft Excel 2007 – Avançado
Microsoft Excel 2007 – Básico
Microsoft Excel 2007 – Intermediário
Microsoft Word 2007 – Avançado
Microsoft Word 2007 – Básico
Microsoft Word 2007 – Intermediário
Segurança
Segurança e Privacidade do Computador
Sistemas Operacionais
Compartilhe este artigo com seus amigos!


Sebrae oferece 20 cursos online grátis


Sebrae oferece 20 cursos online grátis

Olá leitores do Canal do Ensino,
SEBRAE, atualmente, ofereceGRATUITAMENTE mais de 30 cursos pela internet.
O aluno só poderá efetivar uma única matrícula nos cursos ofertados. Se estiver matrículado(a) em algum curso será necessário concluí-lo com 100% de aproveitamento, para que possa efetivar uma nova. Lembrando que deverá ficar atento sobre a disponibilidade de vagas para o curso desejado.
Cada curso é acompanhado por tutores com experiência na área, que tiram dúvidas dos alunos e orientam discussões sobre os temas estudados.
Lista dos Cursos:
  • AC – Atendimento ao Cliente
  • AE – Aprender a Empreender
  • APF – Análise e Planejamento Financeiro
  • BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança
  • CG – Compras Governamentais
  • CVME – Condições de Vendas para o Mercado Externo
  • CVMM – Como Vender Mais e Melhor
  • D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
  • EI – Empreendedor Individual
  • FPV – Formação do Preço de Venda
  • GCC – Gestão de Cooperativas de Crédito
  • GEI – Gestão Empresarial Integrada
  • GI – Gestão da Inovação
  • GQVE – Gestão da Qualidade – Visão Estratégica
  • IPGN – Iniciando um Pequeno Grande Negócio
  • IPN – Internet para Pequenos Negócios
  • MEG – Modelo de Excelência em Gestão
  • Programa Varejo Fácil – Técnicas de Vendas
  • Programa Varejo Fácil – Gestão do Visual de Loja
  • Programa Varejo Fácil – Gestão de Pessoas
  • Programa Varejo Fácil – Formação do Preço de Venda
  • Programa Varejo Fácil – Controles Financeiros
  • Programa Varejo Fácil – Atendimento ao Cliente
  • PROEX – Procedimentos para Exportação
  • PLAEX – Planejamento para Exportar
  • SEI – Controlar Meu Dinheiro
  • SEI – Planejar
  • SEI – Empreender
  • SEI – Comprar
  • SEI – Unir Forças para Melhorar
  • SEI – Vender
Um abraço e até a próxima

10 dicas para concentração nos estudos

Olá leitores do Canal do Ensino!
Milhares de estudantes espalhados pelo Brasil vão passar pela árdua tarefa de prestar o vestibular, ou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Estes já são fatores que contribuem para os estudantes ficarem nervosos, além disso, ainda precisam lidar com a pressão familiar e dos professores, que os deixam mais ansiosos. Tudo isso ajuda na perda da concentração na hora de estudar. Para ajudar aqueles que estão passando por esse período, separamos algumas sugestões para uma boa concentração e melhor desempenho nas provas. Confira!
1 – Lugar: Busque por um lugar tranquilo para estudar, silencioso, e livre de distrações. Tente criar um ambiente exclusivo para os estudos.
2 – Cronograma: Defina um cronograma para os seus estudos. Divida seu tempo e as matérias que vai estudar.
3 – Escolha: Descubra os horários que você tem maior disposição, e que seu rendimento é maior.
4 – Físico: mantenha-se bem fisicamente, estudar com fome ou sede não ajudará em nada. É preciso ter energia para apresentar um bom rendimento e manter a concentração.
5 – Matéria: Foque apenas em uma matéria. Estudar dois assuntos ao mesmo tempo torna mais fácil que você se distraia e perca a concentração.
6 – Dividir: Se o assunto que for estudar for muito extenso, seria interessante dividi-lo em partes. Tentar estudar matérias muito extensas de uma vez só poderá gerar ansiedade, e atrapalhará sua concentração.
7 – Relaxe: Mantenha-se relaxado, estar tenso na hora dos estudos não é nada bom para a concentração. Aprender técnicas de meditação servirá de ajuda para se concentrar melhor.
8 – Equilíbrio: Busque um equilíbrio mental na hora de estudar, remova da sua mente todos os assuntos que são preocupantes, deixe para pensar neles após os estudos.
9 – Dedicação: Dedique-se ao máximo ao que estiver estudando, busque maior interesse por aquilo que está lendo ou praticando. Tente fazer uma relação entre os estudos e a vida.
10 – Limite-se: Faça pausas durante os estudos quando sentir cansaço. Dê uma descontraída cautelosamente, para não perder totalmente o foco.
Lembre-se de sempre manter uma organização na hora dos estudos, pois é muito importante para um resultado positivo quando for fazer exames ou provas importantes.
Por Junior Santos
Fonte: Guia do Estudante e Brasil Escola



12 dicas para organizar seus estudos para o Enem

12 dicas para organizar seus estudos para o Enem


Oi vestibulandos!
Falta poucos meses para o Enem e com ele a preocupação com os estudos para o vestibular. Como será que devo organizar a minha rotina? Quantas horas por dia preciso estudar? Posso folgar nos finais de semana? Dá para trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Estas são algumas das dúvidas mais frequentes na cabeça dos vestibulandos.
Se você vai fazer o Enem  e prestar vestibulares, veja as dicas a seguir e organize seus estudos! Com maior preparação, com certeza as provas não serão uma ameaça.
1- Estabeleça uma meta diária de dedicaçãoNada de estudar somente quando dá vontade. É necessário assumir um compromisso com você mesmo e segui-lo a risca, independentemente de serem duas , três ou cinco horas de estudo por dia. O importante aqui é não “inventar” desculpas e se dedicar.
2- Defina, antecipadamente, os dias da semana que estudará e qual o horárioEssa programação ajuda bastante, pois você vai se acostumando com a rotina de trabalho e os estudos se tornam menos maçantes. Além disso, seus familiares já irão conhecer seus horários e certamente irão respeitar seus momentos de dedicação.
3- Escolha um lugar tranquilo e mantenha o focoEsqueça televisão, rádio ou namorado(a) na hora  dos estudos. Essas coisas, para a grande maioria,  são bem mais atrativas do que física, por exemplo. Ou seja, caso não escolha um bom lugar, certamente você não conseguirá manter o foco e seu rendimento irá cair drasticamente.
4- Defina, também de maneira antecipada, qual matéria vai estudar em cada dia da semanaEstá quase tudo perfeito: O dia da semana que irá estudar, qual horário começa e quando termina. Tudo num lugar tranquilo e sem distrações. Toda essa preparação de nada vai adiantar se você estudar apenas o que gosta. Claro que um estudante que pensa em direito, por exemplo, pode dar mais ênfase para as disciplinas de ciências humanas. Mas terá que reservar algumas horas da semana para aquelas  contas malucas de química.
5 – Defina o dia que começará sua rotina!Amanhã? Semana que vem? Claro que o quanto antes, melhor. Mas o mais importante é saber que, a partir daquele dia, você tem metas a cumprir até as provas do Enem.
6 – Aula dada é aula estudada
Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia.
7 -Estude até o começo da noite
Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.
8 – Estude de segunda a sábado
O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.
9 – Não deixe de fazer redações
Tente escrever uma redação por semana. Se você não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos.
10 – Resolva provas de vestibulares antigos
A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.
11 – Revise o conteúdo perto dos vestibulares
De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.
12 – Simulados o dia da prova
O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês.  Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.
Bons estudos!


9 dicas para criar uma rotina de estudo


9 dicas para criar uma rotina de estudo

Olá estudantes!
rotina de estudo pode estar presente desde criança em nossas vidas ou até mais tarde quando já somos bem grandinhos. Para fazer um concurso, prestar vestibular, tentar uma seleção de mestrado ou doutorado, em comum podemos afirmar que a preparação e dedicação, em suma, são necessárias para a conquista de uma vaga dentre as opções a cima citadas. E para conseguir a aprovação, entra em jogo algo que para muitas pessoas é chato e difícil de conseguir se adaptar: uma rotina de estudo.
Todas as pessoas têm a mesma quantidade de tempo na semana, exatas 168 horas. Algumas, porém, conseguem usar melhor seus dias, sendo mais produtivas no trabalho, escola e ainda aproveitando com mais tranquilidade as horas de lazer. Para que você consiga alcançar seus objetivos, separamos nove dicas práticas para organizar sua rotina de estudo.
Aula dada é aula estudada Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. “Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois”, diz o coordenador do Anglo.
Estude até o começo da noite Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.
Estude de segunda a sábado O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.
Não deixe de fazer redações Tente escrever uma redação por semana. “Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos”, comenta Alberto do Nascimento.
Resolva provas de vestibulares antigos A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.
Revise o conteúdo perto dos vestibulares De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.
Simulados o dia da prova O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. “Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova”, explica Alberto. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.
O ato de estudar é solitário O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.
Mantenha uma atividade física regular É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos. “Aconselho que o estudante mantenha a cabeça voltada 100% para os estudos. Deixe de fazer algumas atividades extras, como ballet ou música. Só mantenha, regularmente, uma atividade física”, comenta o coordenador.
Pode acontecer de um dia ou outro a rotina ir água abaixo, mas se respeite e se limite. Depois de um tempo você vai ver que é quase impossível viver sem uma rotina de estudos porque ela já faz parte da sua vida.




5 dicas para manter a motivação nos estudos



Oi Pessoal!
Todo mundo sabe que a vida de vestibulando é bem difícil, estudando dia o dia e pensando no Enem e nos vestibularque ainda vão demorar pra acontecer. A pessoa estuda tanto, se esforça e aí chega aquela matéria complicada que não entra na cabeça de jeito nenhum, e o desanimo começa a bater na porta e traz junto a desmotivação. De repente aparecem também todas aquelas preocupações com a dificuldade do vestibular, a importância de tomar a decisão correta sobre a carreira, a preocupação com a nota de corte. Tudo isso sobrecarrega a pessoa e pode muitas vezes mexer com o emocional desse estudante.
Se você se identificou com tudo isso, fique calmo, respire e saiba que tem solução. Seguindo 5 dicas bem bacanas e preciosas, você vai conseguir manter a motivação nos estudos e tirar essa fase de letra!
As dicas para se manter motivado nos estudos são:
1) Pense menos nas dificuldades
Não fique nervoso demais pensando no tanto que você ainda precisa estudar e o pouco tempo que você tem para fazer isso. Mantenha o pensamento positivo. Se você tem matérias acumuladas, refaça seu cronograma encaixando o que ainda falta ser estudado, talvez você tenha que sacrificar um ou outro final de semana para colocar tudo em dia, mas com certeza valerá a pena. Se continuar com aquela dúvida cruel em alguma matéria, procure um professor ou o plantão de dúvidas para esclarecê-la. Não se irrite consigo mesmo caso cometa algum erro ou não consiga cumprir seu cronograma de estudos, isso só vai te atrapalhar. Mantenha a calma.
2) Faça uma lista do que aprendeu no dia
Um dia inteiro de estudos com certeza traz avanços e resultados positivos nessa jornada de preparação para o vestibular. Então, reconheça seus méritos, no final de cada dia faça uma lista do que você estudou e conseguiu aprender em cada matéria. Dessa maneira, além de manter o controle sobre seus estudos, você também se mantém motivado com suas conquistas.
3) Reconheça pequenas vitórias
Assim como dito no item anterior, é preciso reconhecer seus méritos e vitórias. Cada conquista é um degrau a mais que você subiu para alcançar o sonho de passar no vestibular. Por isso é importante anotá-las. Por exemplo:
Livros da lista obrigatória que você terminou de ler
Conseguir refazer uma prova do Enem de anos anteriores em 4 horas e meia
Conseguir resolver a lista inteira de exercícios de uma determinada matéria
Conseguir dominar por inteiro algum tópico de determinada disciplina
4) Cuide do básico
Para se manter motivado, é essencial que cuide de si mesmo mantendo seu corpo saudável. Se acabar estudando virando noites inteiras, dormindo pouco e se alimentando mal afeta muito a disposição e os estudos não rendem. Isso acaba fazendo com que você fique desmotivado. Estudar é bom, mas não fique bitolado.
5)Mantenha o foco no que seu objetivo significa para você
Pense no curso que você quer fazer e enumere os motivos pelos quais deseja seguir essa carreira. As razões podem ser muitas como ter afinidade com as matérias, ser o que mais se encaixa no seu perfil, ganhar bastante dinheiro e etc. Todas as razões são legítimas, então tire um tempo para pensar no que te leva a querer se esforçar para passar nesse curso, o que isso significa para você, e o que isso vai mudar na sua vida. E, mais importante, pense que tudo isso vai te fazer seguir em frente muito mais motivado.







Quer estudar no Portal da Matemática?







Site para quem quer estudar matemática
http://matematica.obmep.org.br/



O Portal da Matemática da OBMEP oferece a todos os alunos e professores do país videoaulas de Matemática que cobrem o currículo do 6o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio
http://matematica.obmep.org.br/index.php/site/sobre




Digite para iniciar a Busca!
http://matematica.obmep.org.br/index.php/site/busca


Módulos de Ensino

Visualize aqui todos os módulos divididos por série. 
Clique no módulo e veja as aulas com material e conteúdo interativo!
http://matematica.obmep.org.br/index.php/modulo/index



Como solicitar?

Todas as escolas podem solicitar a OBMEP o envio por correio de DVD's contendo os vídeos disponíveis neste portal.
Para fazê-lo, as escolas inscritas na OBMEP 2014 devem registrar o pedido utilizando a caixa verde a esquerda. As demais devem utilizar a caixa vermelha a direita.
Assista os vídeos aulas no Youtube
https://www.youtube.com/user/MPTOBMEP





Textos, Vídeos e outros


Cadernos de Apoio Pedagógico de Geografia - 9º Ano do Ensino Fundamental – SME/RJ

A Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro disponibiliza os Cadernos de Apoio Pedagógico de Geografia. Esse material encontra-se em formato PDF e pode ser livremente copiado.

Os cadernos do aluno contém atividades hipervariadas com mini-textos, figuras, mapas, charges, fotografias,  gráficos, caça-palavras, poesias, músicas e atividades de recorte e colorido. Confira o material  de Geografia disponibilizado para o 9º Ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 4º bimestre.

9.º Ano 1.º BIMESTRE - Caderno Pedagógico de Geografia 
Caderno do aluno 2013
Caderno do aluno 2012

9.º Ano 2.º BIMESTRE - Caderno Pedagógico de Geografia

9.º Ano 3.º BIMESTRE - Caderno Pedagógico de Geografia 

9.º Ano 4.º BIMESTRE - Caderno Pedagógico de Geografia
Caderno do Aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog