terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aluna de Mauá vence Desafio



Imagem da história para a escassez de água no mundo de Diário do Grande ABC

A nona edição do Desafio de Redação, promovido pelo Diário, foi encerrada ontem com muita festa pelos alunos. A premiação aconteceu no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano, onde a adolescente Isabela Ferreira Garcia, 17 anos, de Mauá, ganhou bolsa de estudos integral com curso de livre escolha na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).
O texto de Isabela foi o escolhido entre 93.644 redações de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das redes pública e privada do Grande ABC. O tema deste ano foi Torneira Aberta é a Gota D’Água. Chega de Desperdício!

A estudante da EE Professora Therezinha Sartori, da Vila Noêmia, optou pela poesia para falar sobre o desperdício do recurso. “Queria fazer uma coisa diferente, mas inspirada na falta de água que está acontecendo agora. É a nossa realidade cotidiana”, afirmou.
Apesar de gostar muito da disciplina de Língua Portuguesa, Isabela optou pelo curso de Engenharia de Produção, afirmando que é a área com que mais se identifica. Em meio a sorrisos e cumprimentos dos professores e colegas, a estudante, emocionada, não via a hora de ligar para a mãe e dar a notícia.
“Essa bolsa de estudos é muito importante para mim. Vim de escola pública, então, não é fácil arcar com a mensalidade de uma universidade particular”, destacou.
A escola de Isabela colecionou conquistas: teve mais quatro alunos premiados, um professor e levou o prêmio de torcida mais animada. A diretora Rita de Fátima Sola, 46, estava emocionada e reconheceu o esforço de toda a equipe. “Estou muito feliz. Tivemos toda uma preparação com os alunos na parte teórica e também na torcida. Foi um momento muito valioso para todos nós.”
O segundo lugar da categoria da 3ª série do Ensino Médio ficou com Julia Manastella, 16, da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, de São Caetano. Ela levou para casa uma TV. “Procurei colocar todo o meu coração no texto. Ele está batendo mais forte agora. É muito bom fazer algo e ser reconhecida por isso.”
Outro texto de destaque pela ousadia foi o de Lucas Ribeiro Guimarães, 15, que ganhou o segundo lugar na categoria da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Ele é estudante da EE Padre Anchieta, em Diadema, e também levou uma TV para casa. “Fiz um rap sobre as enchentes que, infelizmente, continuam fazendo parte do nosso cotidiano. Onde moro já presenciei duas e é triste.”
A cerimônia foi comandada pela terceira vez pelo apresentador André Vasco. Foram distribuídos tablets e bicicletas para os vencedores das seis categorias. O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Evento conta com presença e apoio de autoridades do Grande ABC
A premiação do Desafio de Redação contou com a presença de autoridades como o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), o diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, e o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Marcos Sidnei Bassi. “Acho que o mais importante dessa parceria é que faz o aluno parar e pensar sobre um tema muito importante e atual. Isso é bom para toda a sociedade”, disse o reitor.
O prefeito também elogiou o evento. “É importante para o jovem gostar de escrever. O Diário está dando uma contribuição importante”, afirmou.
“São nove bolsas de estudo distribuídas até agora, que possibilitaram que alunos entrassem na universidade. Vários deles não teriam condições para isso e, graças ao próprio esforço, conseguiram desenvolver a escrita e ainda realizar um sonho”, destacou Vieira.
O diretor-presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Jerson Kelman, não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo no qual lamentou a ausência e mandou um recado aos estudantes. “Vale mais a pena o aluno escrever uma redação como essas, que estão ganhando prêmios, que apenas escrever milhares de mensagens curtas e sem conteúdo. Afinal de contas, vocês têm a missão de fazer um mundo melhor do que estão recebendo de seus pais.”
Escola também garante prêmio de melhor torcida
As torcidas das escolas vencedoras da nona edição do Desafio de Redação do Diário fizeram a festa no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano, com muito agito e um barulho ensurdecedor.
Além de conquistar a premiação máxima, com uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), a EE Professora Therezinha Sartori, de Mauá, também ganhou R$ 5.000 por ter a torcida mais agitada do evento.
Para chegar ao título, a escola apostou em coreografia e alunos fantasiados. A diretora da instituição de ensino, Rita de Fátima Sola, disse que a animação dos alunos é algo natural. “A agitação é nossa característica. Procuramos nos preparar para o evento. Fizemos ensaio, os alunos deram ideias, criaram músicas e nós (professores e diretores) os acompanhamos em tudo.”
Alguns alunos chamaram a atenção pela fantasia, como é o caso de Arthur dos Santos Lima, 13 anos, do 8º ano do Fundamental, que estava vestido de jacaré. “Fiquei muito ansioso para que minha escola pudesse ganhar a premiação.”
O garoto superou o calor para representar bem a instituição. “Tudo vale a pena para honrar nosso nome.”
Também por causa da animação, duas escolas foram premiadas com 50 pares de ingresso de cinema: EE Papa Paulo VI, de Santo André, e EE Jardim Oratório. de Mauá.
O professor da EE Papa Paulo VI Marcos Caivano destacou a atitude dos alunos. “O protagonismo deles fez a diferença. Sem isso não seria possível.” Diario do Grande ABC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog