Selecionamos nesta postagem diversas sugestões, ideias e modelos prontos
para o seu Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental, prontos
para copiar, e imprimir. O material Também está disponível para download em
PDF.
A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de
proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores
pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o
Brasil em busca de mais um título mundial.
Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e
informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de
pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio
de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande
parte deles.
História das Copas do Mundo
Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um
congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um
torneio internacional.
A copa cumpre com os objetivos da FIFA de sensibilizar o mundo,
desenvolver o esporte e construir um futuro melhor de diversas maneiras
diferentes.
A Copa do Mundo é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos
pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Maior evento de futebol do
planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás
apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e
atinge os cinco continentes do globo.
Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental – Artes e Educação
Física
Participar de atividades corporais e artísticas respeitando seus limites
e dos outros; adotar atitudes de respeito mútuo e repudio à violência; conhecer
e valorizar a pluralidade da cultura corporal.Capacitar o indivíduo a refletir
sobre suas possibilidades corporais e,com autonomia, exercê-las de maneira
social e cultural significativa e adequada.
Objetivos:
·
Difundir atitudes de respeito à diversidade cultural
·
Difundir atitudes de repúdio à violência
·
Conhecer diferentes aspectos da formação cultural e dos costumes dos
países participantes da Copa
·
Contribuir para a valorização do trabalho coletivo e de atitudes
de respeito e cooperação
Habilidades e Competências:
·
Organização
·
Habilidades manuais e corporais em geral
Atividade:
Organizar pequeno campeonato de futebol inter-salas. Cada equipe deverá
ter:
·
Um time
·
Um nome
·
Uma bandeira
·
Um hino/grito de guerra
·
Definir costumes, vestuário, dança, comida etc., típicos
Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de História e
Línguas
Objetivos:
·
Introduzir ou aprofundar os conceitos de cultura e de colonização;
·
Conhecer diferentes aspectos da formação cultural do povo;
·
Compreender a língua como expressão cultural e perática social;
·
Reconhecer a Copa do Mundo como o importante evento esportivo e fonte de
divulgação e integração da cultura e dos costumes de todos os países;
Habilidades e Competências:
·
Leitura de diferentes gêneros de texto
·
Pesquisa e formulação de conceitos
·
Análise, inferências e intertextualidade
Atividades:
·
Dividir os alunos em grupos;
·
Propor um debate sobre os costumes, culturas, idiomas, etc
·
Propor uma produção textual individual ou coletivamente sobre o tema.
Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Geografia e
Matemática
Este material é uma boa oportunidade
para envolver os alunos num trabalho que abrange várias áreas e disciplinas do
currículo, garantindo a interdisciplinaridade, com um enfoque diferenciado e
atual.
Abordagens
atuais da Geografa têm buscado práticas pedagógicas que permitem colocar aos
alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, de modo que possam
construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.
A partir
destas reflexões é possível elaborar, em conjunto com a classe, um novo mapa a
partir de um interesse comum. Neste sentido a matemática permite o
desenvolvimento do raciocínio lógico para aferição de dados, cálculo de
estatísticas e organização de tabelas.
Objetivos:
·
Introduzir ou aprofundar os conceitos de país e continente
·
Compreender a linguagem cartográfica. Identificar o título do
mapa, legendas, escala.
·
Utilizar o raciocínio lógico e a linguagem matemática para
aferição, geração e organização de dados;
·
Confeccionar um novo mapa temático.
Habilidades e Competências:
·
Pesquisa, análise e relações;
·
Raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos:
·
Formulação de conceitos, organização de dados.
Atividades:
Identificação/localização:
·
Localizar no mapa os países participantes. Reconhecer a
bandeira e as informações básicas de cada um. Identificar a que grupo cada pais
pertence. Localizar os grupos no mapa. Comparar com o mapa da divisão
continental. Refletir sobre diferentes representações num mapa aparentemente
igual.
Matemática:
·
Geração de dados, tais como relações de porcentagem a partir
das tabelas e dados encontrados. Por Exemplo: Relação entre países
participantes, ou probabilidades de classificação em cada grupo. Organizar os
dados obtidos em tabelas.
Cartografia:
·
Elaborar novos mapas a partir dos dados obtidos com os
cálculos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário