sexta-feira, 29 de junho de 2018

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental






Selecionamos nesta postagem diversas sugestões, ideias e modelos prontos para o seu Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental, prontos para copiar, e imprimir. O material Também está disponível para download em PDF.
A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o Brasil em busca de mais um título mundial.
Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande parte deles.
História das Copas do Mundo
Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.
A copa cumpre com os objetivos da FIFA de sensibilizar o mundo, desenvolver o esporte e construir um futuro melhor de diversas maneiras diferentes.
A Copa do Mundo é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo.
Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental – Artes e Educação Física
Participar de atividades corporais e artísticas respeitando seus limites e dos outros; adotar atitudes de respeito mútuo e repudio à violência; conhecer e valorizar a pluralidade da cultura corporal.Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e,com autonomia, exercê-las de maneira social e cultural significativa e adequada.
Objetivos:
·         Difundir atitudes de respeito à diversidade cultural
·         Difundir atitudes de repúdio à violência
·         Conhecer diferentes aspectos da formação cultural e dos costumes dos países participantes da Copa
·         Contribuir para a valorização do trabalho coletivo e de atitudes de respeito e cooperação
Habilidades e Competências:
·         Organização
·         Habilidades manuais e corporais em geral
Atividade:
Organizar pequeno campeonato de futebol inter-salas. Cada equipe deverá ter:
·         Um time
·         Um nome
·         Uma bandeira
·         Um hino/grito de guerra
·         Definir costumes, vestuário, dança, comida etc., típicos

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de História e Línguas
Objetivos:
·         Introduzir ou aprofundar os conceitos de cultura e de colonização;
·         Conhecer diferentes aspectos da formação cultural do povo;
·         Compreender a língua como expressão cultural e perática social;
·         Reconhecer a Copa do Mundo como o importante evento esportivo e fonte de divulgação e integração da cultura e dos costumes de todos os países;
Habilidades e Competências:
·         Leitura de diferentes gêneros de texto
·         Pesquisa e formulação de conceitos
·         Análise, inferências e intertextualidade
Atividades:
·         Dividir os alunos em grupos;
·         Propor um debate sobre os costumes, culturas, idiomas, etc
·         Propor uma produção textual individual ou coletivamente sobre o tema.

Projeto Copa do Mundo para Ensino Fundamental de Geografia e Matemática
Este material é uma boa oportunidade para envolver os alunos num trabalho que abrange várias áreas e disciplinas do currículo, garantindo a interdisciplinaridade, com um enfoque diferenciado e atual.
Abordagens atuais da Geografa têm buscado práticas pedagógicas que permitem colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, de modo que possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.
A partir destas reflexões é possível elaborar, em conjunto com a classe, um novo mapa a partir de um interesse comum. Neste sentido a matemática permite o desenvolvimento do raciocínio lógico para aferição de dados, cálculo de estatísticas e organização de tabelas.
Objetivos:
·         Introduzir ou aprofundar os conceitos de país e continente
·         Compreender a linguagem cartográfica. Identificar o título do mapa, legendas, escala.
·         Utilizar o raciocínio lógico e a linguagem matemática para aferição, geração e organização de dados;
·         Confeccionar um novo mapa temático.
Habilidades e Competências:
·         Pesquisa, análise e relações;
·         Raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos:
·         Formulação de conceitos, organização de dados.
Atividades: 
Identificação/localização:
·         Localizar no mapa os países participantes. Reconhecer a bandeira e as informações básicas de cada um. Identificar a que grupo cada pais pertence. Localizar os grupos no mapa. Comparar com o mapa da divisão continental. Refletir sobre diferentes representações num mapa aparentemente igual.
Matemática:
·         Geração de dados, tais como relações de porcentagem a partir das tabelas e dados encontrados. Por Exemplo: Relação entre países participantes, ou probabilidades de classificação em cada grupo. Organizar os dados obtidos em tabelas.
Cartografia:
·         Elaborar novos mapas a partir dos dados obtidos com os cálculos matemáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog