sexta-feira, 17 de abril de 2015

Saiba como usar as distrações online a seu favor na hora de estudar





Descubra maneiras de utilizar melhor sites como Facebook, Twitter e YouTube
Fonte: Shutterstock

Embora a internet seja uma ferramenta inestimável para os estudos, muitas vezes o entretenimento da rede se transforma em uma grande distração do aprendizado. Muito além da prejudicial troca de mensagens durante as aulas, o hábito de checar continuamente caixas de e-mail ou navegar em redes sociais é um dos maiores vilões da produtividade, uma vez que os estudantes não conseguem se concentrar como deveriam nas tarefas por causa do constante fluxo de informações.
No entanto, é possível transformar as distrações em auxiliadores do ensino, basta saber como utilizá-las da maneira correta. Confira abaixo uma lista com os sites que mais desviam a atenção dos estudantes e saiba como extrair o máximo potencial de todos eles.

1 – Netflix
Com tantas séries e filmes, é fácil se sentir tentado a ver mais um episódio antes de começar a estudar, não é mesmo? Como resultado, você acaba procrastinando as tarefas e não dá andamento nos seus projetos. Para solucionar esse problema, o ideal seria estabelecer horários para assistir aos filmes de entretenimento, mas também usar o site como fonte de pesquisa, por exemplo, assistindo aos filmes de caráter histórico que sempre podem colaborar para a construção do aprendizado.

2 – Facebook e Twitter
As duas redes sociais mais acessadas do mundo são também grandes fontes de dispersão. Em geral, Facebook e Twitter são conhecidos pelos famosos memes e perfis de humor, porém, essas não são as únicas funções desses sites. No caso do Twitter, para otimizar seu uso, é interessante seguir pessoas influentes na educação, como professores que possam dar boas dicas, páginas de instituições de ensino e também de veículos jornalísticos, para se manter informado das manchetes do dia rapidamente, afinal, atualidades são sempre importantes em vestibulares como o Enem. Já o Facebook é eficiente para organizar trabalhos em grupo, pois facilita a criação de espaços em que pode haver a trocar de arquivos e conversas entre os participantes. Além disso, pode funcionar como backup, já que os documentos ficam disponíveis e podem ser acessados em qualquer lugar.

3 – YouTube
O maior buscador de vídeos do mundo é conhecido por seus famosos canais musicais, entre os quais é fácil passar horas e horas assistindo a clipes dos mais variados artistas. Embora ouvir música estudando seja indicado para os estudantes que gostam de relaxar durante a leitura, o YouTube pode ser mais bem aproveitado. Existem muitos canais com videoaulas sobre diversos temas específicos, voltadas para estudantes desde o ensino fundamental até aqueles que estão se preparando para o Enem e concursos públicos.

Quer saber como se tornar mais produtivo nos estudos? Leia todas as notícias de Educação. Comente e compartilhe abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog