Cerca de 300 estudantes estiveram na manifestação, informam integrantes.
Protesto começou em frente à escola ocupada na última semana.
Alunos de escolas estaduais de Campinas (SP) realizaram um protesto pelas ruas da cidade na manhã desta terça-feira (18) contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal. Um grupo de sete estudantes, sendo seis menores de idade, acabou sendo detido pela Guarda Municipal e levado para a delegacia após um tumulto. Pelo menos dois deles foram algemados.[Veja imagens da confusão no vídeo acima]
A corporação informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que alguns estudantes atiraram pedras e paus contra os guardas e uma viatura ficou com o para-brisa quebrado.
Alunos foram levados nas viaturas da Guarda Municipal para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas, onde serão ouvidos ao longo do dia. Algumas mães acompanharam o protesto e uma delas chegou a passar mal. Na semana passada, estudantes que ocupavam uma escola na cidade também foram detidos para depor.
Sobre os alunos algemados, o Conselho Tutelar informou à EPTV que essa atitude só se justifica quando o adolescente representar um risco muito grande à segurança ou à vida das pessoas. A Guarda argumentou que os jovens estavam agressivos e que um deles teria, inclusive, roubado uma blusa.
De acordo com integrantes do movimento, cerca de 300 estudantes participaram da manifestação. A Guarda Municipal informou que foram cerca de 150. A Polícia Militar não se manifestou sobre número de participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário