sábado, 19 de setembro de 2015

Seminário internacional discute direitos humanos e inclusão

O Plano Nacional de Educação (PNE) estará novamente na pauta de discussão com o seminário internacional Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo. Na pauta do encontro, que começa na segunda-feira, 21, e vai até quarta, 23, estarão os temas gênero e diversidade sexual, educação ambiental, estudantes em situação de vulnerabilidade social e educação especial. Os debates estarão sob a perspectiva da inclusão e do combate à discriminação, com propostas capazes de fortalecer metas do plano.
A organização do seminário, que será realizado no Hotel Nacional, em Brasília, cabe à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, e à Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Está confirmada a participação de representantes da área de educação da Colômbia, El Salvador, México e Espanha.
“Essa é uma agenda de Estado brasileira, por meio da qual se deve dar continuidade e expandir as ações, tratando também da articulação entre elas”, diz Martinha Clarete dos Santos, diretora de políticas de educação especial da Secadi.
Pela primeira vez, o seminário será unificado, com discussões temáticas e prêmios de valorização de políticas públicas inclusivas. Durante o evento, haverá a cerimônia da décima edição do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero e o lançamento do prêmio Desenvolvimento Educacional Inclusivo: a Escola no Enfrentamento das Desigualdades Sociais.
O público do seminário será composto por gestores estaduais e municipais de educação e representantes da sociedade civil, principalmente dos conselhos nacionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), de Combate à Discriminação de LGBT (CNCD) e dos Direitos da Mulher (CNDM), todos com presença confirmada.
Integração — Segundo a diretora de políticas de educação e direitos humanos e cidadania da Secadi, Cláudia Dutra, o objetivo do seminário é discutir a perspectiva de desenvolvimento e construção de uma escola inclusiva e compactuar ações comuns entre o MEC, estados e municípios. “É um seminário de formação”, disse. “O debate visa ao fortalecimento da intersetorialidade das políticas públicas.”
Fonte :http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30771

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog