Um grupo formado por 27 professores da rede pública e educadores vinculados às organizações sociais concluiu, nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, o Curso de Formação de Formadores em Educação Contextualizada no Semiárido, promovido pela Rede de Educação do Semiárido (RESAB) e a Universidade Federal do Piauí.
O Curso de Formação foi realizado no período de agosto/2015 a outubro/2016 e teve como objetivo aprofundar os estudos sobre as bases teórico-metodológicas, filosóficas e político-pedagógicas que norteiam as concepções e práticas de educação do campo e educação contextualizada no semiárido.
A proposta de formação foi organizada em quatro módulos temáticos voltados à discussão, por um lado, dos aspectos sócio-históricos, políticos, econômicos e culturais do semiárido e, por outro, dos aspectos teórico-metodológicos e políticos pedagógicos que norteiam os projetos de educação para a convivência. Os módulos serão desenvolvidos a partir das seguintes temáticas:
Módulo I: Semiárido Brasileiro: aspectos sócio-históricos, geoambientais, políticos e culturais;
Módulo II: Educação Contextualizada no Semiárido: bases teóricas e concepções político-pedagógicas.
Módulo III: Práticas educativas no contexto do Semiárido: referenciais teórico-metodológicos
Módulo IV: Currículo, cultura e conhecimento: estratégias de integração e contextualização dos projetos educativos.
A metodologia de trabalho baseou-se na pedagogia freireana e na educação popular, tendo como eixo central a problematização das condições socioeconômicas, políticas e culturais do semiárido, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos que dão sustentação às práticas educativas desenvolvidas nas escolas do semiárido.
De acordo com Maria de Cantalice, da coordenação da RESAB, o curso foi importante por que possibilitou importantes momentos para as trocas de experiências entre os educadores, bem como, o aprofundamento das discussões acerca das bases teóricas, políticas e pedagógicas que dão sustentação a proposta de educação para a convivência com o semiárido.
No encerramento do curso, os educadores assumiram o compromisso de continuar se reunindo com o propósito de produzir uma publicação com a sistematização das experiências de educação para a convivência com o semiárido desenvolvidas no Piauí. Além disso, darão continuidade aos Cadernos Pedagógicos de Formação de Educadores no Semiárido que irão subsidiar o trabalho do Grupo de Formadores da RESAB, bem como, as organizações e os municípios que tenham interesse em desenvolver projetos na área da formação de educadores no semiárido.
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