quinta-feira, 6 de abril de 2017

PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO


 


ARTIGOS:

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA  

1. Educação contextualizada no Semi-árido: construindo caminhos para formação de sujeitos críticos e autônomos - Elmo de Souza Lima 
  
2. Educação Ambiental para a convivência solidária com o Semiárido - João Batista de Albuquerque Figueiredo e Maria Eleni Henrique da Silva
  
3. No meio do Sertão: experiência da Escola Bom Jesus dos Passos com a metodologia da educação contextualizada com o Semi-árido 
Christiane Rocha Falcão e Marluce Rocha Falcão

4. A educação do campo como estratégia de convivência com o Semiárido - Maria Sueleuda Pereira da Silva e Elmo de Souza Lima 

5. Educação do campo e desenvolvimento sustentável - Elmo de Souza Lima e Maria Sueleuda Pereira da Silva 

6. Educação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturais - Elmo de Souza Lima 

7. Prática educativa no contexto da educação do campo: as possibilidades de transformação social - Maria Sueleuda Pereira da Silva e Elmo de Souza Lima 

8. Educação integral, educação contextualizada educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios - Celma Tavares 

9.Cultura popular no semi-árido pernambucano - Rúbia Lóssio, César Pereira, Ana Paula 

10. De como lembrar o Semiárido e esquecer o Sertãos - Maria Lucinete Fortunato, Mariana Moreira Neto 

11. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o Semi-árido - Josemar da Silva Martins (Pinzoh) 

12. As contribuições de Paulo Freire para uma Educação Ambiental Dialógica - João Batista A. Figueiredo

13. Educação contextualizada no semiárido brasileiro: questões pouco evidenciadasa - Ivânia Paula Freitas de Souza

14. Educação contextualizada de jovens e adultos do campo no semi-árido cearense - Beatriz Helena O. de Mello Mattos, Eliane Dayse P. Furtado, Francisco Amairton R. Holanda, Maria Sandra A. Bandeira e Neyla Moreira

15.Educação do campo contextualizada no semiárido: o “Movimento de Organização Comunitária – MOC” - Vera Maria Oliveira Carneiro   

16. A educação escolar no Semiárido Brasileiro: crítica ao princípio da convivência e do desenvolvimento sustentável na formação humana Cláudio Eduardo Félix; Cassiana Mendes; Mirla Barreto  

17. Educação para a Convivênciacom o Semiárido: contribuições para o ensino de história - Ana Elizabete Moreira de Farias (UFPB) - Josefa Nunes Pinheiro (UVA) 

18. Condições educacionais no Semiárido Brasileiro 


19. Aridez mental, problema maior: Contextualizar a educação para construir o dia depois dodesenvolvimento’ no Semi-Árido Brasileiro - José de Souza Silva (EMBRAPA Algodão) 

20. Os saberes tecidos no contexto: a vertente educativa da convivência com o semiárido fundamentando novas práticas e metodologias pautadas na contextualização - Luzineide Dourado Carvalho (UNEB)

21. Educação para a convivência com o semiárido: desafios e possibilidades - Edmerson dos Santos Reis 




FORMAÇÃO DOCENTE  

1.A Formação continuada de professores de Ciências Naturais: perspectivas para o Semiárido Piauiense - Elmo de Souza Lima

2. Formação continuada de professores no contexto do Semi-árido: um diálogo com a pedagogia freiriana - Elmo de Souza Lima

3.Formação docente e a produção de materiais didáticos: as experiências desenvolvidas no contexto do Semi-árido - Elmo de Souza Lima 

4. A formação docente e o diálogo com a cultura local – Elmo de Souza Lima 

5. As contribuições dos Estudos Culturais à formação docente no Semi-árido: um diálogo entre os saberes docentes e a cultura local – Elmo de Souza Lima

6Formação docente e diversidades culturais: uma olhar para o contexto das escolas do campo – Elmo de Souza Lima




 - Elmo de Souza Lima

2. A organização interdisciplinar do currículo nas escolas do campo: os dilemas políticos e pedagógicos – Elmo de Souza Lima

3.  Currículo e diversidades culturais na Educação Infantil - Carla Carolina França Mota, Darlene Lira Machado e Elmo de Souza Lima

4. O currículo como espaço de diálogo entre as diversidades socioculturais do semiárido - Elmo de Souza Lima

6. Currículo contextualizado no Semiárido: repensando o processo de seleção e organização do conhecimento escolar - Elmo de Souza Lima

7. Currículo, Contextualização e Complexidade: Espaço de Interlocução de Diferentes Saberes - Ana Célia Silva Menezes e Lucineide Martins Araujo


 
DISSERTAÇÕES E TESES:


3.  Dissertação - A Educação Ambiental em área Semi-Árida da Bahia: uma contribuição para a gestão - Edilene Barbosa Pinto

4.  Tese: O elogio da convivência e suas pedagogias subterrâneas no semi-árido brasileiro – Álamo Pimentel 

5. Monografia: Educação Contextualizada no  Semi-árido: Construindo Caminhos para a formação de sujeitos críticos e autônomos - Elmo de Souza Lima 

6. Dissertação: Formação continuada de professores no Semi-árido: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos - Elmo de Souza Lima 

7. Dissertação: Educação e convivência com o semi-árido brasileiro: experiência de uma ONG em Curaçá/ Bahia  – Ruth de Souza Dias Ferreira  

8. Dissertação: Educação contextualizada e a convivência com o Semiárido no Assentamento Acauã – PB - Ana Elizabete Moreira de Farias

9. Os sentidos da educação escolar na metáfora do desenvolvimento sustentável do sertão semi-árido: o caso do povoado do São Bento - Josemar da Silva Martins (Pinzoh)

10. Tese: Entre o Combate à Seca e a Convivência com o Semi-árido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento - Roberto Marinho Alves da Silva

11. Tese: A contextualização dos conhecimentos e saberesescolares nos processos de reorientação curricular das escolas do campo - Edmerson dos Santos Reis 

12. Tecendo a rede: notícias críticas do trabalho de descolonização curricular no Semi-árido Brasileiro e outras excedências (Parte I - Parte II - Parte III)- Josemar da Silva Martins


14. As bases filosóficas e epistemológicas de alguns projetos de educação do campo: do pretendido marxismo à aproximação aoecletismo pós-moderno - Marcos Antonio de Oliveira 


15. Educação do campo e práticas educativas de convivência no semiárido: Escola Família Agrícola Dom Fragoso- Beatriz Helena Oliveira de Mello Mattos

16.Conhecendo o Semiárido 1 e 2: Narrativas de Uma Experiência - Claudia Maisa Antunes Lins


LIVROS:

1. Diretrizes de Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro

2.Livro - Semi-Árido: Uma Visão Holística - Roberto Malvezzi

3. Livro: Educação no contexto do Semi-árido Brasileiro - Ângela Kuster e Beatriz Mattos



PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO

 
1. Livro: Como se formam os sujeitos do campo? - Roseli Salete Caldart, Conceição Paludo, Johannes Doll (Org.)

2. Infância no Centro da roda: Um programa de Formação para educadores infantis integrado ao desenvolvimento comunitário rural - Patrícia Monteiro Lacerda 

3.Livro: A Educação no Brasil Rural - Alvana Maria Bof (Org.)

4.Livro: Educação do Campo e Pesquisa - Questões para reflexão -Mônica Castagna Molina (org.)

5. Educação do campo e formação profissional - Mônica Castagna Molina, Gema Galgani S. L. Esmeraldo, Pedro Selvino Neumann, Sonia Maria P. P. Bergamasco(Orgs.)

6. Caderno Educação do Campo – SECAD/MEC  Cadernos Didáticos sobre Educação do Campo - UFBA 

8. O lúdico na educação infantil no campo: brincando e educando com coisas danatureza- Izonaide de Macena; Magna Coelly Pedro da Silva; Albertina Maria Ribeiro 

9. Educação infantil no campo: conhecendo e discutindo sua realidade - Cláudio César da Silva, dentre outros. 

10. Tese: Parceria e dissenso na Educação do Campo: marcas e desafios na luta do MST-  Lucineide Barros Medeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


                                Clique na Imagem  e visite    o blog