Questões envolvendo a concentração de soluções e o conceito de diluição podem aparecer no vestibular.
Em uma linha que pode ser considerada mais clássica, as questões giram em torno de assuntos como efeito estufa e chuva ácida. “São quase clichês no vestibular, mas continuam tendo relevância”, afirma o educador, lembrando que são dois temas ligados à utilização de combustíveis fósseis de baixa qualidade.
“Ao ser queimado, o combustível fóssil, por si só, produz gases relacionados ao efeito estufa. No Brasil, alguns têm teor de enxofre relativamente alto, e quando se queima esse combustível, também são produzidos gases relacionados à chuva ácida”, explica.
“Ao ser queimado, o combustível fóssil, por si só, produz gases relacionados ao efeito estufa. No Brasil, alguns têm teor de enxofre relativamente alto, e quando se queima esse combustível, também são produzidos gases relacionados à chuva ácida”, explica.
Poluição das águas
Os estudantes também devem prestar atenção ao tema poluição das águas. O não tratamento adequado do esgoto e o uso de detergentes e adubos que contribuem para tornar o esgoto um ambiente propício para o desenvolvimento de micro-organismos geram um fenômeno chamado de eutrofização.
“É a morte do lago ou rio, com todo um ciclo que envolve a proliferação de algas. Descarregar materiais nas águas tem sido um tema relativamente frequente nos exames”, diz Almeida.
Resíduos sólidos
Em uma temática mais atual, o professor lembra que a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, trouxe mudanças para o descarte dos resíduos sólidos. Alguns pontos têm sido bastante discutidos em sala de aula, como, por exemplo, a política de logística reversa, em que a responsabilidade pelo descarte adequado do resíduo não é mais do consumidor, mas do fabricante.
“Por exemplo, eu compro um pneu. No momento em que o pneu não me serve mais, o fabricante é quem tem que me disponibilizar um local de descarte adequado”, explica Almeida.
Cálculos e conceitos
Dentro da temática de poluição ambiental, o candidato pode ser desafiado a calcular concentrações de poluentes no solo, na água e no ar, utilizando conceitos químicos como concentração de massa, concentração molar e porcentagens em massa e volume. Os alunos devem saber como fazer cálculos de diluição e mistura de soluções, além de relacionar massa e número de mols.
“O aluno tem de trabalhar com concentrações de substâncias em soluções, a ponto de ser capaz de avaliar se um efluente poluidor transformará a qualidade da água significativamente. É preciso trabalhar com o conceito de diluição e conhecimento de cálculo de concentrações”, explica Almeida.
Proposição de soluções
Além disso, o professor lembra que podem ser solicitados cálculos para proposição de soluções de problemas apresentados. O aluno deverá demonstrar, por exemplo, como a Química pode atuar na diminuição do impacto ambiental de atividades industriais e agropecuárias.
“Podemos ter uma situação de um lago contaminado com metal pesado. Esses metais costumam formar compostos insolúveis na presença de determinados agentes químicos. O candidato pode ter de calcular quanto ele terá que adicionar de determinado agente químico para precipitar um metal pesado e facilitar sua remoção”, exemplifica Almeida.
Para todas as formas de concentração de soluções, é essencial ter noção do cálculo de concentração e saber realizar a conversão entre as diferentes formas de expressar a concentração das soluções. “Está tudo amarrado ao conceito de concentração”, conclui Almeida.
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