sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Poluição ambiental: segredos para ir bem em Química 


Questões envolvendo a concentração de soluções e o conceito de diluição podem aparecer no vestibular.


Etapa_quimica_poluição (Foto: Shutterstock)
Efeito estufa, chuva ácida e poluição das águas são temas recorrentes nas provas
Problemas relacionados à poluição ambiental são temas recorrentes nas provas de Química. Por isso, ficar atento a alguns tópicos pode fazer a diferença. Dentre as várias abordagens possíveis, o professor de Química do Curso ETAPA Israel de Souza Almeida destaca as duas mais prováveis.
Em uma  linha que pode ser considerada mais clássica, as questões giram em torno de assuntos como efeito estufa e chuva ácida. “São quase clichês no vestibular, mas continuam tendo relevância”, afirma o educador, lembrando que são dois temas ligados à utilização de combustíveis fósseis de baixa qualidade.

“Ao ser queimado, o combustível fóssil, por si só, produz gases relacionados ao efeito estufa. No Brasil, alguns têm teor de enxofre relativamente alto, e quando se queima esse combustível, também são produzidos gases relacionados à chuva ácida”, explica.


Poluição das águas

Os estudantes também devem prestar atenção ao tema poluição das águas. O não tratamento adequado do esgoto e o uso de detergentes e adubos que contribuem para tornar o esgoto um ambiente propício para o desenvolvimento de micro-organismos geram um fenômeno chamado de eutrofização.

“É a morte do lago ou rio, com todo um ciclo que envolve a proliferação de algas. Descarregar materiais nas águas tem sido um tema relativamente frequente nos exames”, diz Almeida.

Resíduos sólidos

Em uma temática mais atual, o professor lembra que a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, trouxe mudanças para o descarte dos resíduos sólidos. Alguns pontos têm sido bastante discutidos em sala de aula, como, por exemplo, a política de logística reversa, em que a responsabilidade pelo descarte adequado do resíduo não é mais do consumidor, mas do fabricante.

“Por exemplo, eu compro um pneu. No momento em que o pneu não me serve mais, o fabricante é quem tem que me disponibilizar um local de descarte adequado”, explica Almeida.

Cálculos e conceitos

Dentro da temática de poluição ambiental, o candidato pode ser desafiado a calcular concentrações de poluentes no solo, na água e no ar, utilizando conceitos químicos como concentração de massa, concentração molar e porcentagens em massa e volume. Os alunos devem saber como fazer cálculos de diluição e mistura de soluções, além de relacionar massa e número de mols.

“O aluno tem de trabalhar com concentrações de substâncias em soluções, a ponto de ser capaz de avaliar se um efluente poluidor transformará a qualidade da água significativamente. É preciso trabalhar com o conceito de diluição e conhecimento de cálculo de concentrações”, explica Almeida.

Proposição de soluções

Além disso, o professor lembra que podem ser solicitados cálculos para proposição de soluções de problemas apresentados. O aluno deverá demonstrar, por exemplo, como a Química pode atuar na diminuição do impacto ambiental de atividades industriais e agropecuárias.

“Podemos ter uma situação de um lago contaminado com metal pesado. Esses metais costumam formar compostos insolúveis na presença de determinados agentes químicos. O candidato pode ter de calcular quanto ele terá que adicionar de determinado agente químico para precipitar um metal pesado e facilitar sua remoção”, exemplifica Almeida.

Para todas as formas de concentração de soluções, é essencial ter noção do cálculo de concentração e saber realizar a conversão entre as diferentes formas de expressar a concentração das soluções. “Está tudo amarrado ao conceito de concentração”, conclui Almeida.

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